O que é tecido adiposo visceral?
Índice
- O que é tecido adiposo visceral?
- Quais as funções do tecido adiposo visceral?
- O que o tecido adiposo visceral tem de diferente em relação ao subcutâneo?
- O que é tecido adiposo subcutâneo?
- O que é o tecido adiposo marrom?
- Qual a diferença entre gordura subcutânea e visceral?
- Quais as causas da gordura visceral?
- Qual a característica do tecido adiposo?
- Como o lipídio é extraído do tecido adiposo?
- Quais são as células do tecido adiposo multilocular?
- Qual o tipo de tecido adiposo dos mamíferos?

O que é tecido adiposo visceral?
De modo geral, o tecido adiposo visceral (TAV), ou omental, é o mais ativo, ou seja, mais sensível à lipólise, via catecolaminas e b-adrenorreceptores, e mais resistente à ação da insulina, liberando maior concentração de AGL, diretamente na veia porta (8-10).
Quais as funções do tecido adiposo visceral?
As funções são de reserva energética, de isolante térmico e de proteção contra choques dos órgãos vitais. Ele forma o panículo adiposo, que é uma camada isolante que se localiza abaixo da derme da pele.
O que o tecido adiposo visceral tem de diferente em relação ao subcutâneo?
Uma das principais diferenças entre eles é que os adipócitos do tecido adiposo visceral (TAV) são metabolicamente mais ativos e apresentam maior atividade lipolítica de que os adipócitos do tecido adiposo subcutâneo (TAS).
O que é tecido adiposo subcutâneo?
A gordura subcutâneo é a camada o mais extensamente distribuída de tecido subcutâneo e é compo dos adipocytes. Os adipocytes agrupam junto para formar os lóbulo, que são separados pelo tecido conjuntivo.
O que é o tecido adiposo marrom?
O tecido adiposo marrom é conhecido há muitas décadas como um tecido termogênico em mamíferos, porém sua significância clínica em humanos vem demonstrando que adultos também possuem TAM ativo, especialmente após exposição ao frio.
Qual a diferença entre gordura subcutânea e visceral?
Gordura visceral está associada ao aumento de doenças cardiovasculares, aumento da insulina e da glicemia, hipertensão e síndrome metabólica. Qualquer excesso de gordura corporal é perigoso, mas a gordura visceral é um fator de risco ainda maior do que a gordura subcutânea.
Quais as causas da gordura visceral?
A gordura visceral está relacionada a fatores como obesidade, genética (histórico na família de diabetes, dislipedemia, hipertensão), sedentarismo, dietas ricas em gorduras e ingestão de álcool. Doenças cardiovasculares, hipertensão, síndrome metabólica, diabetes, entre outras.
Qual a característica do tecido adiposo?
- Características do tecido adiposo Trata-se de um tipo especial de tecido conjuntivo que se destaca por armazenar uma grande quantidade de gordura. Essa está presente nas chamadas células adiposas ou adipócitos, que formam grandes agregados constituintes desse tecido.
Como o lipídio é extraído do tecido adiposo?
- Nos preparados histológicos de rotina, o lipídio é extraído durante o processo de desidratação com solventes orgânicos, o que dá o aspecto de uma rede delicada de polígonos irregulares. O tecido adiposo apresenta as funções de isolante térmico, de proteção dos órgãos contra choques mecânicos e de reserva energética.
Quais são as células do tecido adiposo multilocular?
- As células do tecido adiposo multilocular são menores que as do tecido adiposo comum e tem forma poligonal, o citoplasma é carregado de gotículas lipídicas de vários tamanhos e contém numerosas mitocôndrias, cujas cristas são particularmente longas, podendo ocupar toda a espessura da mitocôndria, apresentam o núcleo arredondado e centralizado.
Qual o tipo de tecido adiposo dos mamíferos?
- Tipos de tecido adiposo. O tecido adiposo dos mamíferos pode ser classificado em dois tipos: tecido adiposo comum ou amarelo ou unilocular e tecido adiposo pardo ou multilocular.