O que é a estrutura e formação de palavras?

O que é a estrutura e formação de palavras?
Estrutura das Palavras As palavras são formadas de elementos mórficos, chamados morfemas, que as estruturam. São eles: Raiz, radicaletema, que são elementos básicos que carregam o significado dessa palavra; Afixos, desinênciae vogal temática, que são elementos modificadores da significação do radical.
Quais são os processos de formação de palavras?
- A formação de palavras tem diferentes processos de combinação de morfemas para formar novas palavras. Os principais processos de formação são a derivação e a composição. Derivação é o processo pelo qual palavras novas são criadas a partir de outras já existentes na língua, alterando, assim, o sentido.
Que palavras são formadas a partir de outras palavras?
- PALAVRAS PRIMITIVAS– palavras que não são formadas a partir de outras. Exemplo: pedra, casa, paz, etc. PALAVRAS DERIVADAS– palavras que são formadas a partir de outras já existentes. Exemplo: pedrada (derivada de pedra), ferreiro (derivada de ferro).
Como ocorre a composição das palavras?
- Composição é o processo pelo qual palavras novas são formadas pela junção de duas ou mais palavras, ou seja, de dois ou mais radicais. Essas palavras são chamadas de Compostas em oposição às simples, que possuem um só radical. A Composição pode acontecer de duas formas, conforme abaixo: É a junção das palavras em que elas sofrem alteração fonética.
Qual é o processo de derivação das palavras novas?
- É o processo pelo qual palavras novas (derivadas) são formadas a partir de outras que já existem (primitivas). Podem ocorrer das seguintes maneiras: 1. Prefixal; 2. Sufixal; 3. Parassintética; 4. Regressiva; 5. Imprópria. 1. PREFIXAL– processo de derivação pelo qual é acrescido um prefixo a um radical. Exemplo: desfazer, inútil. 2.