adplus-dvertising

Quais os sintomas da mastocitose?

Índice

Quais os sintomas da mastocitose?

Quais os sintomas da mastocitose?

Mastocitose

  • As pessoas podem ter pontos de prurido e nódulos, vermelhidão, distúrbios digestivos, e às vezes, dor nos ossos ou reações anafiláticas ou anafilactoides.
  • Os sintomas sugerem o diagnóstico e uma biópsia da pele ou da medula óssea pode confirmá-lo.

O que é acúmulo de mastócitos?

Mastocitose é um quadro raro caracterizado pela proliferação e o subsequente acúmulo de mastócitos1,2,3 na pele e/ou em outros órgãos e tecidos, principalmente na medula óssea e no trato gastrointestinal. Pode ser subdividida em: mastocitose cutânea (MC) e mastocitose sistêmica (MS).

O que é Mastocitaria?

A mastocitose é definida como um grupo heterogêneo de doenças, sendo caracterizada por proliferação clonal e acúmulo de mastócitos em um ou em múltiplos tecidos, incluindo pele, medula óssea, fígado, baço e linfonodos. A incidência e a prevalência dessa enfermidade na população geral são desconhecidas.

Qual a causa da mastocitose?

Fatores de risco e causas da MS avançada O crescimento e a proliferação descontrolada dos mastócitos são causados em muitas pessoas por uma mutação no gene KIT. A mutação mais comum na mastocitose sistêmica é a KIT D816V, que ocorre em cerca de 90% dos pacientes.

O que pode causar a mastocitose?

A mastocitose é um grupo de doenças caracterizadas pela proliferação de mastócitos e sua infiltração na pele, em outros órgãos, ou ambos. A patologia resulta principalmente da liberação de mediadores mastocitários, incluindo histamina, heparina, leucotrienos e várias citocinas inflamatórias.

Qual a função da histamina produzida pelos mastócitos?

A histamina tem função vasodilatadora e é um dos principais mediadores químicos envolvidos na resposta inflamatória anafilática e na resposta alérgica, sendo diretamente responsável está intimamente envolvida em processos como o aparecimento de edemas, vermelhidão e coceira.

Postagens relacionadas: