O que é ego arcaico?
Índice
- O que é ego arcaico?
- O que é angústia de aniquilamento?
- O que é superego rígido?
- O que é a teoria Melanie Klein?
- O que é angústia para a psicanálise?
- Quando o superego se forma?
- Como o superego age?
- Quais são os valores do superego?
- Qual a organização social do Período Arcaico?
- Qual o período do Período Arcaico?
- Qual foi o Período Arcaico da sociedade grega?

O que é ego arcaico?
Para lidar com esta ansiedade, que é o desamparo, o ego arcaico cria mecanismos de defesa: parte da pulsão de morte é defletida, sendo projetada para fora, e a porção que fica no organismo é convertida em relações objetais sado-masoquistas. ... Este passa a ser mais um mecanismo de defesa primária - a idealização.
O que é angústia de aniquilamento?
Angústia de aniquilamento para Klein ou angústia de desintegração, corresponde à ação da pulsão de morte agindo no interior do psiquismo, ameaçando a sobrevivência do sujeito, e fazendo constituir-se o superego, a partir de uma cisão do id que passou pelas relações objetais. ... É a angústia vivida diante do superego.
O que é superego rígido?
É aquela parte que compreende que não podemos fazer tudo o que desejamos, que não podemos espernear quando algo não sai da maneira que esperávamos.
O que é a teoria Melanie Klein?
A teoria kleiniana fundamenta-se a partir da infância mais primitiva, das fantasias inconscientes, que se fazem presentes logo após o nascimento do bebê e do seu primeiro contato com o mundo externo, bem como na teoria do caráter inato no qual desenvolve-se a personalidade através das pulsões de vida e de morte, em ...
O que é angústia para a psicanálise?
A angústia é o afeto (Affekt) por excelência na clínica psicanalítica. De acordo com Freud, é a matriz de todos os afetos e o sinal (Angstbereishaft) que apela para o recalque. Para Lacan, é o único afeto que não engana: é o sinal da divisão do sujeito entre o gozo e o desejo.
Quando o superego se forma?
Superego – elemento estrutural psíquico Tem sua formação pela introjeção dos conteúdos (superegóicos) advindos dos pais, e começa a se constituir com a resolução dos conflitos edípicos da fase fálica, a partir de cinco ou seis anos.
Como o superego age?
O superego censura e pune através de sentimentos de culpabilidade, indicando o que não se pode e não se deve fazer. ... Enquanto consciência pessoal, o superego age tanto para restringir, proibir ou julgar a atividade consciente, todavia, ele também pode agir inconscientemente.
Quais são os valores do superego?
- O Ego, por outro lado, consiste na realidade da personalidade da pessoa, mantendo o equilíbrio entre as vontades do Id e as repressões do Superego. O Superego também é conhecido como o “ideal do Ego” e, vale destacar, que os valores que o compõe não são natos dos indivíduos.
Qual a organização social do Período Arcaico?
- A comunidade gentílica era a principal organização social do Período Homérico. Assim, durante o Período Arcaico, o sociedade grega começou a se organizar em pólis, também chamadas de cidades-Estado. Cada pólis era independente na economia e na política, possuindo, cada uma, um estilo próprio de governo.
Qual o período do Período Arcaico?
- Período Clássico (séculos V - IV a.C.) Características do Período Arcaico As primeiras moedas gregas, como a dracma, foram cunhadas no Período Arcaico. Com o fim do período homérico e do declínio das comunidades patriarcas dos genos, a expansão das cidades-estado dominou esse período da história grega.
Qual foi o Período Arcaico da sociedade grega?
- O Período Arcaico é um dos quatro períodos que compõem a divisão da sociedade grega durante, marcado pelo fortalecimento das cidades-Estado. Durante a Antiguidade, a sociedade grega passou por quatro períodos históricos bem delimitados. Cada período com particularidades e episódios que foram determinantes para a construção indenitária dos gregos.