adplus-dvertising

O que é uma política mercantilista?

Índice

O que é uma política mercantilista?

O que é uma política mercantilista?

As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações (procura de uma balança comercial favorável).

Qual era a principal atividade econômica do mercantilismo?

O Mercantilismo foi a política econômica das monarquias absolutistas entre os séculos XVI e XVIII. O esforço era para exportar mais do que importar, desta forma, entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.

Qual foi a política mercantilista adotada pela Inglaterra?

O chamado mercantilismo comercial foi uma das grandes marcas da economia britânica nessa época. Nesse tipo de prática econômica, os ingleses empreenderam a construção de uma poderosa frota de navios capaz de navegar por grandes distâncias e conseguir mercadorias no mundo oriental.

Quais são as práticas mercantilistas?

  • Ao longo de três séculos, os pensadores mercantilistas foram mudando sua opinião a respeito do que faria a riqueza de uma nação. Por isso, identificamos duas fases das práticas mercantilistas:

Como definir o mercantilismo?

  • De toda forma, as principais características que definiram o mercantilismo foram: Metalismo: também conhecido como bulionismo, esse princípio consistia em defender a acumulação de metais preciosos como principal forma de obtenção de riquezas.

Como eram os princípios mercantilistas?

  • Os princípios mercantilistas eram os seguintes: O governo estimulava o desenvolvimento de manufaturas em seus territórios. Como o produto manufaturado era mais caro do que as matérias-primas ou gêneros agrícolas, sua exportação era certeza de bons lucros.

Quando começou a confiança no mercantilismo?

  • A confiança no mercantilismo começou a decair em finais do século XVIII, quando as teorias de Adam Smith e de outros economistas clássicos foram ganhando prestígio no Império Britânico e, em menor grau, no restante da Europa (exceto na Alemanha, onde a Escola Histórica de Economia foi a mais importante durante todo o século XIX e começo do XX ).

Postagens relacionadas: