Quando devo tomar o soro antirrábico?
Índice
- Quando devo tomar o soro antirrábico?
- Como é aplicado o soro antirrábico?
- Onde encontrar o soro antirrábico?
- Como calcular soro antirrábico?
- Qual o perfil de pessoas é indicado a realização do esquema vacinal Pré-exposição a raiva?
- Quais as reações do soro antirrábico?
- Como fazer soro Antibotropico?
- Onde tomar soro antirrábico RJ?
- Para que serve soro antirrábico?
- Por que o soro antirrábico não apresenta contraindicações?
- Quando é necessário o uso do soro?
- Qual o efeito do soro contra a raiva?
- Quais são as reações na injeção do soro?

Quando devo tomar o soro antirrábico?
Soro Antirrábico
- A aplicação do soro é feita em dose única;
- Deve ser feita ANTES da aplicação da vacina;
- Caso a vacina da Raiva seja administrada sem o soro, o mesmo deverá ser aplicado no máximo 7 dias após a primeira dose da vacina, ou seja, antes da aplicação da 3ª dose da vacina inativada;
Como é aplicado o soro antirrábico?
Devendo infiltrar a maior quantidade possível da dose do soro que a região anatômica permita, e, o volume restante pode ser aplicado por via IM, se houver, podendo ser usada a região glútea. Sempre aplicar em local anatômico diferente do que foi aplicada a vacina.
Onde encontrar o soro antirrábico?
O soro antirrábico somente é encontrado em serviços de saúde de referência para o tratamento de pacientes acidentados. Deve ser armazenado e transportado à temperatura entre +2ºC a +8°C. Não deve ser colocado no congelador ou “freezer”.
Como calcular soro antirrábico?
A dose indicada do soro heterólogo é de 40 UI/kg de peso do paciente (0,2ml/kg). Não existe limite de dose (proceder cálculo para peso >100kg).
Qual o perfil de pessoas é indicado a realização do esquema vacinal Pré-exposição a raiva?
Indicações da vacina A profilaxia pré-exposição deve ser indicada para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva, durante atividades ocupacionais, como: - médicos veterinários; - biólogos; NÃO PARE AGORA...
Quais as reações do soro antirrábico?
Durante a administração do soro, podem ser observadas reações do tipo alérgica, de graus variáveis. As mais frequentemente observadas são: prurido/rubor cutâneo, urticária, tosse seca/rouquidão, náuseas/vômito, crise asmatiforme. As reações graves, como o choque anafilático e a doença do soro são pouco frequentes.
Como fazer soro Antibotropico?
O soro antibotrópico (pentavalente) é produzido a partir do plasma de equinos hiperimunizados, com uma mistura de venenos de cinco espécies de serpentes do gênero Bothrops Bothrops (B. jararaca, B. alternatus, B. jararacussu, B.
Onde tomar soro antirrábico RJ?
Telefone
Barra da Tijuca | HM Lourenço Jorge | |
---|---|---|
Campo Grande | CMS Belizário Penna | |
Copacabana | CMS João Barros Barreto | |
Cruz Vermelha | PAM Oswaldo Cruz | |
Engenho de Dentro | CMS Milton Fontes Magarão |
Para que serve soro antirrábico?
O soro antirrábico, quando injetado no paciente exposto a uma situação de risco (mordedura ou lambedura por animal suspeito) age aumentando o período de incubação da doença, proporcionando um tempo mais longo para a instalação da imunidade ativa induzida pela vacina, que deve ser aplicada concomitantemente.
Por que o soro antirrábico não apresenta contraindicações?
- O soro antirrábico, heterólogo e hiperimune, não apresenta extensas contraindicações em relação ao seu uso.
Quando é necessário o uso do soro?
- O uso do soro não é necessário quando o paciente recebeu esquema profilático completo. No entanto, em situações especiais, como no caso de paciente imunodeprimidos ou de dúvidas com relação ao esquema profilático anterior, se houver indicação, o soro deve ser recomendado.
Qual o efeito do soro contra a raiva?
- O efeito do soro antirrábico, heterólogo e hiperimune, inicia-se imediatamente após a sua administração, retardando o início da doença nos casos graves e proporcionando mais tempo ao organismo para produzir sua própria proteção (anticorpos) contra a doença, a partir da vacina contra a raiva.
Quais são as reações na injeção do soro?
- As reações no local da injeção do soro são normalmente benignas e devidas à introdução da agulha e do soro no músculo. O paciente pode apresentar dor, vermelhidão, inchaço e, mais raramente, abscesso quando há contaminação no local. Reações precoces podem ocorrer durante a aplicação do soro ou nas duas horas seguintes.