O que é um software livre exemplos?
Índice
- O que é um software livre exemplos?
- O que é um software livre?
- Quais são os tipos de software livre?
- Quais os principais softwares livres?
- Quais são os 4 pilares da licença do software livre?
- Por que o software gratuito é livre?
- Qual a diferença entre software livre e livre?
- Qual o modelo de software livre?
- Qual a licença de software livre?

O que é um software livre exemplos?
Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades. ... Alguns exemplos de software livre para uso pessoal com grande distribuição são: Linux (sistema operacional GNU/Linux), The GIMP (editor de imagens), Mozilla Firefox (navegador web), entre outros.
O que é um software livre?
O que é software livre. Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pela Free Software Foundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.
Quais são os tipos de software livre?
Assim, o software livre é aquele cujo usuário possui liberdade para alterar e executar o programa como ele bem quiser; a pessoa é livre para usá-lo em qualquer tipo de situação. O GNU Linux, o Libre Office, o Gimp, o Mozilla Firefox, entre outros, são exemplos de software livres.
Quais os principais softwares livres?
Abaixo listamos alguns serviços e aplicações que são softwares livres ou os têm como base e sobre os quais provavelmente você já ouviu falar:
- Android. ...
- Firefox. ...
- Terminais eletrônicos. ...
- LibreOffice e Open Office. ...
- GIMP. ...
- Audacity. ...
- VLC. ...
- Declaração do Imposto de Renda.
Quais são os 4 pilares da licença do software livre?
A GPL (Licença Pública Geral), criada pelo projeto GNU, é a licença regida por 4 pilares básicos: “A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0).” “A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1).”
Por que o software gratuito é livre?
- O software gratuito é distribuído também com o código fonte, permite que o seu usuário utilize e altere-o, mas sem precisar da licença, ou seja, não há a necessidade de pagar os direitos autorais para o seu criador. Sendo assim “... software livre é uma questão de liberdade, não de preço.
Qual a diferença entre software livre e livre?
- Maior diversidade – do ponto de vista econômico, o software livre promove o estabelecimento de vários fornecedores com base no mesmo software. A competição entre fornecedores traz vantagens aos usuários, como melhorias na qualidade e redução nos preços de serviços agregados;
Qual o modelo de software livre?
- O software livre se baseia no modelo de SaaS (Software as a Service), ou seja, Software como um Serviço. Ele baseia-se na prestação de serviços fazendo uso daquele software.
Qual a licença de software livre?
- Todo software livre deve ser licenciado através de uma licença de software livre. Uma das mais conhecidas é a GNU GPL. Entretanto, existem diversas outras: GNU AGPL, GNU LGPL, GNU FDL , MPL ( Licença pública Mozilla ), Licença Apache, Licença MIT e Licença BSD .