adplus-dvertising

Em que consiste o smog fotoquímico?

Índice

Em que consiste o smog fotoquímico?

Em que consiste o smog fotoquímico?

O smog fotoquímico, como o nome indica, ocorre na presença de luz, é comum nos dias muito quentes e secos e provém da queima incompleta de combustíveis fósseis, das emissões dos veículos automóveis.

O que causa o efeito smog?

Os principais gases lançados na atmosfera que causam o smog são os óxidos de nitrogênio, NO e NO2. Eles são formados nos grandes centros metropolitanos, onde é intenso o tráfego de veículos, sendo produzidos na combustão em motores de combustão interna. ... O principal gás secundário produzido é o ozônio, O3.

O que seria o smog e onde ocorre?

Smog corresponde a um tipo de poluição atmosférica em que se forma uma nuvem escura e venenosa constituída por fumaça, neblina, ar, gases poluentes e material particulado. ... Ele é resultado principalmente de uma inversão térmica que ocorre em épocas frias do ano e em lugares com muita poluição.

O que é um smog?

Smog é o termo usado para definir o acúmulo da poluição do ar nas cidades que forma uma grande neblina de fumaça no ambiente atmosférico próximo à superfície. A palavra smog, aliás, é justamente a junção das palavras smoke (fumaça) e fog (neblina). ... Existem dois tipos de smog: o fotoquímico e o industrial.

Como evitar o smog?

Instalar “chuveiros” gigantescos nos arranha-céus de Pequim pode ser uma ideia muito ousada, mas já existem métodos de combater o smog usando a arquitetura da cidade. A principal delas é o dióxido de titânio, presente como um pigmento em vários produtos que usamos, como o protetor solar.

Quem produz o smog?

Quem produz o smog? Os reagentes que produzem o tipo mais comum de smog são principalmente as emissões provenientes de automóveis, embora nas áreas rurais alguns dos ingredientes originem-se das florestas. O smog é o exemplo mais conhecido de poluição do ar, que ocorre na maioria das cidades brasileiras.

Para que ocorra o smog em uma cidade os fatores geográficos e meteorológicos que devem ocorrer são?

Um dos elementos responsáveis pela formação e acumulação do smog no espaço das cidades é a inversão térmica, um fenômeno atmosférico que é natural, mas que pode gerar problemas ao não permitir que os poluentes lançados no ar pelas atividades humanas dispersem-se mais facilmente.

Como é formado o smog?

  • Mas como o smog é formado? Ele é resultado principalmente de uma inversão térmica que ocorre em épocas frias do ano e em lugares com muita poluição. Normalmente todos os dias ocorre a formação de uma camada de ar mais quente próxima à superfície terrestre e de uma camada de ar mais fria nas partes superiores.

Por que o processo de produção do smog?

  • O processo de produção do smog inclui centenas de reações diversas envolvendo uma quantidade indeterminada de elementos químicos. Os reagentes que forma o tipo mais freqüente de smog são especialmente as emissões oriundas de automóveis, ainda que nas regiões rurais alguns dos componentes se formam das florestas.

Como o smog pode causar doenças respiratórias?

  • O smog pode causar alterações no sistema imunológico, agravamento de doenças respiratórias, como asma, secura das membranas protetoras, como nariz e garganta, irritação dos olhos, dor de cabeça e problemas pulmonares. Saiba também quais os riscos da poluição do ar que não é visível.

Por que o ozônio é fotoquímico?

  • As reações que ocorrem sob ação da luz são chamadas de fotoquímicas, daí, esse ser um smog fotoquímico. Na camada da troposfera, o ozônio funciona como um gás-estufa, agravando o problema do aquecimento global.

Postagens relacionadas: