O que é controle passivo de desastres naturais?
Índice
- O que é controle passivo de desastres naturais?
- Como fazer um passivo ambiental?
- O que pode ser dito sobre passivo ambiental?
- O que é controle passivo exemplos?
- O que é o controle ativo?
- Como identificar passivo ambiental?
- Quais são exemplos de desastres ambientais?
- Como o desastre ambiental pode prejudicar a natureza?
- Qual a causa do passivo ambiental?
- Como ocorre o surgimento dos passivos ambientais?

O que é controle passivo de desastres naturais?
Já o controle passivo, consiste em um meio de controle através do qual o controlador utilizada de outros meios para que uma determinação situação, ou orgão, ou pessoa sejam controlados, sem para isso ele esteja de fato presente.
Como fazer um passivo ambiental?
A realização da investigação de passivos ambientais deve ser realizada nos seguintes casos:
- locais onde existam indícios de contaminação ambiental,
- quando for solicitada pelo órgão ambiental que emite licenças,
- aquisição ou venda de um imóvel industrial,
- encerramento de empresas com atividades poluidoras.
O que pode ser dito sobre passivo ambiental?
De maneira bem objetiva, quando falamos em passivo ambiental nos referimos aos resíduos produzidos por meio da atuação empresarial, isto é, o lixo que uma empresa produz. ... Indenizações por danos ao meio ambiente; Reflorestamento; Criação e execução de projetos para amenizar danos; e.
O que é controle passivo exemplos?
Neste tipo de controle são utilizados componentes sensíveis às condições do ambiente tais como temperatura, campos magnéticos e elétricos. Como exemplo pode-se citar um amortecedor que têm a sua viscosidade alterada em função de um campo magnético (Preumont, 2004).
O que é o controle ativo?
Controle ativo é aquele que utiliza alguma fonte de energia externa para fazer seu trabalho, o passivo é feito por materiais isolantes. Ambos tipos de controle tendem a diminuir o ruído, deixando o ambiente mais confortável as pessoas que ficam neste meio.
Como identificar passivo ambiental?
Uma das formas de identificar o passivo ambiental de uma empresa é através da análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Esses documentos são exigidos para a abertura e licenciamento de empresas.
Quais são exemplos de desastres ambientais?
- Tempestades, terremotos, furacões são exemplos de desastres ambientais de causa natural. Já derramamento de petróleo no mar, acidentes nucleares, rompimento de barragens são exemplos de desastres ambientais provocados pelo ser humano. 1. Acidente com Césio-137 (Goiânia, 1987)
Como o desastre ambiental pode prejudicar a natureza?
- No Brasil, o recente desastre ambiental causado pelo rompimento de uma barragem da mineradora Samarco é um excelente exemplo de como tais descuidos podem prejudicar a natureza, gerar um alto passivo ambiental e, claro, prejudicar a credibilidade de uma empresa.
Qual a causa do passivo ambiental?
- O passivo ambiental pode ser administrativo ou físico. Os resíduos sólidos, pela sua quantidade e danos potenciais ao ambiente e ao bem estar social, compõem também uma das causas do passivo ambiental de uma empresa.
Como ocorre o surgimento dos passivos ambientais?
- Normalmente, o surgimento dos passivos ambientais dá-se pelo uso de uma área, lago, rio, mar e uma série de espaços que compõem nosso meio ambiente, inclusive o ar que respiramos, e de alguma forma estão sendo prejudicados, ou ainda pelo processo de geração de resíduos ou lixos industriais, de difícil eliminação.