Quais são as consequências da lesão do cerebelo?

Quais são as consequências da lesão do cerebelo?
Ouça em voz altaPausarDo latim, pequeno cérebro, o cerebelo é responsável pela coordenação das atividades dos músculos esqueléticos, do tato, visão e audição, em nível inconsciente, a partir de informações recebidas. Indivíduos com lesão no cerebelo exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados.
Quais são os tipos de síndrome cerebelar?
- Existem dois tipos de síndrome cerebelar, divididos de acordo com a área afetada. A causa mais freqüente é a existência de um meduloblastoma vertebral em crianças. Este tipo de tumor maligno causa incoordenação muscular da cabeça e tronco, não das extremidades.
Quais são as causas da disfunção cerebelar?
- Ele se inicia explicando as inúmeras possíveis causas de disfunção cerebelar: deficiências de vitaminas, lesões estruturais, infecções, doenças inflamatórias e desmielinizantes, toxinas, neurodegeneração, genéticas e erros de metabolismo. Os sintomas, além da ataxia, podem incluir tremores, desequilíbrio, disartria, alterações oculomotoras, ...
Qual é a função do cerebelo?
- O cerebelo é a parte do cérebro que contém metade dos neurônios, recebendo impulsos de todo o corpo. Saiba mais sobre a função dessa estrutura.
Por que o cerebelo é revestido?
- Assim como o restante do sistema nervoso central, o cerebelo também é envolvido pelas meninges, três membranas que garantem, entre outras funções, a proteção das estruturas presentes nesse sistema. Entretanto, apenas a porção livre, a qual não está presa ao cérebro, está revestida.