adplus-dvertising

Como o segurado especial contribui para o INSS?

Índice

Como o segurado especial contribui para o INSS?

Como o segurado especial contribui para o INSS?

Funciona do seguinte modo: toda vez que o segurado especial vender a sua produção à uma empresa, por exemplo, será aplicado um percentual de contribuição em cima do valor do negócio. Atualmente, é aplicado o percentual de 1,3% sobre o valor bruto da comercialização da produção rural.

Quem é considerado segurado especial rural?

O Segurado Especial são os trabalhadores rurais que produzem em regime de economia familiar, sem utilização de mão de obra assalariada (exceto contratações esporádicas). Nesta categoria incluímos também os cônjuges, os companheiros e os filhos maiores de 16 anos que trabalham com a família em atividade rural.

Qual a alíquota de contribuição do segurado especial?

20% Você pode se tornar um segurado especial facultativo (código 1503 do INSS). Isso significa que você recolherá ao INSS com uma alíquota de 20% sobre um valor entre o salário-mínimo e o Teto do INSS (R$ 6.433,).

Como o produtor rural contribui para o INSS?

Para aqueles que optarem recolher sobre o faturamento da produção, a alíquota será de 1,5% sobre a receita bruta da comercialização da produção (total absoluto faturado): 1,2% é destinado para o INSS; 0,1% para RAT (acidentes do trabalho); e. 0,2% para o Serviço de aprendizagem rural (Senar).

Qual a diferença entre o empregado rural e segurado especial?

A única diferença, na verdade, no tratamento entre ambos é quanto ao tempo de carência para obtenção do benefício de aposentadoria por idade, que, em se tratando do trabalhador rural, é reduzido em 5 (cinco) anos (artigo 201, §7º, II, da Constituição da República, e artigo 48, §1º, da Lei n.º 8.213/91).

O que é autodeclaração do segurado especial rural?

A autodeclaração é um documento indispensável para quem tem que se aposentar nessa categoria. O INSS disponibiliza o anexo da autodeclaração, existindo três anexos diferente que o requerente deve preencher. Sendo eles: Rural.

Quais são os segurados especiais?

O segurado especial é o trabalhador rural que exerce suas atividades de forma individual ou em regime de economia familiar, tirando o sustento próprio e/ou de sua família a partir desta atividade.

Qual a contribuição do segurado ao INSS?

  • A contribuição de um segurado ao INSS é inteiramente importante, isto porque o cidadão garante então o seu direito a aposentadoria, por idade, tempo de contribuição ou especial. Ainda é direito do beneficiário todos os benefícios do INSS como auxílio doença, por exemplo.

Qual a contribuição do segurado especial?

  • Atualmente, a contribuição do segurado especial equivale a 2,3% sobre o valor bruto da comercialização da sua produção. Além da contribuição o mesmo pode optar por ser um segurado facultativo e então contribuir sobre a alíquota de 20% do salário-de-contribuição. É desta maneira que o trabalhador faz jus aos seus benefícios previdenciários.

Qual a alíquota do segurado especial?

  • Com essa opção, o trabalhador faz jus aos benefícios previdenciários com valores acima de um salário mínimo. Alíquotas de contribuição - Atualmente, a contribuição do segurado especial corresponde a 2,3% sobre o valor bruto da comercialização de sua produção rural.

Como Tornar-se um segurado especial?

  • Ainda é direito do beneficiário todos os benefícios do INSS como auxílio doença, por exemplo. Para tornar-se por direito um segurado especial, basta dirigir-se pessoalmente até o INSS mais próximo na sua região onde será preenchido uma declaração de exercício de atividade rural.

Postagens relacionadas: