Como é feito o corante caramelo?

Como é feito o corante caramelo?
O corante caramelo é o corante alimentício mais utilizado em alimentos industrializados, sendo aplicado numa grande variedade de alimentos e bebidas. Ele é obtido pelo aquecimento de carboidratos, isoladamente ou na presença de ácidos, álcalis ou sais de grau alimentício.
Quais produtos têm corante caramelo?
O caramelo IV, um dos corantes artificiais alimentares mais usados no mundo, é responsável pela coloração encontrada em refrigerantes de cola, molhos, chocolates, cervejas e outras bebidas alcoólicas, remédios e até em alimentos para cães.
Quais os tipos de corante caramelo?
- De modo geral, é possível dizer que o corante caramelo é classificado em quatro tipos, os quais são amplamente usados na indústria alimentícia para conferir ou ressaltar a cor dos alimentos e também para alterar a percepção dos aromas.
Como a cor caramelo pode ser obtida?
- A cor caramelo também pode ser obtida a partir da mistura de corantes naturais, como por exemplo, extrato de beterraba e beta-caroteno, porém a indústria alega que o seu uso não é vantajoso do ponto de vista econômico.
Qual a fórmula do caramelo?
- Ao término da reação formava-se uma substância preta de aspecto brilhante, solúvel em água e sem sabor de açúcar, que ele denominou de caramelo. O produto final foi analisado e com os resultados obtidos, foi proposta a fórmula C48H36O18.
Quais são os rótulos do caramelo IV?
- Diante de tudo isto: lembre-se de ler os rótulos porque, além dos refrigerantes, o caramelo IV aparece em sucos, chás, granola, biscoitos, bolos, molhos, proteína de soja, etc. Fontes: Instituto de defesa do consumidor, Proteste, Agência Internacional para Pesquisa em Câncer