Como é feito o exame PCR para HPV?
Índice
- Como é feito o exame PCR para HPV?
- O que é PCR para HPV?
- Que tipo de exame detecta o HPV?
- Quanto custa o exame para HPV?
- Como entender o resultado do exame de HPV?
- Como saber se tem HPV no Papanicolau?
- Como saber se eliminei o HPV?
- Como pode ser feito o diagnóstico de HPV?
- Como é feito o rastreio do HPV?
- Qual a possibilidade de incluir o HPV no SUS?
- Quando o resultado do exame para HPV é positivo?

Como é feito o exame PCR para HPV?
Esse teste consiste na retirada de pequenas amostras das paredes da vagina e do colo do útero, que são enviadas para o laboratório para que sejam analisadas com o objetivo de identificar o material genético do vírus na célula.
O que é PCR para HPV?
Um novo teste desenvolvido por um laboratório brasileiro é capaz de detectar se o HPV, vírus causador do câncer de colo de útero, está ativo no organismo da mulher infectada, condição que aumenta as chances da ocorrência de tumores.
Que tipo de exame detecta o HPV?
O diagnóstico do condiloma acuminado é clínico e pode ser confirmado por biópsia. Entre as técnicas utilizadas para o diagnóstico das lesões anogenitais induzidas por HPV, recomendam-se os seguintes exames: Colpocitologia oncótica de colo uterino; Citologia oncótica anal; Colposcopia; Anuscopia e Histopatologia(1).
Quanto custa o exame para HPV?
Na saúde privada, o teste de HPV ainda custa bem mais caro do que o Papanicolau. Enquanto este último custa por volta de R$ 80 em um laboratório particular, o teste de HPV chega a R$ 230.
Como entender o resultado do exame de HPV?
Como interpretar os resultados? O resultado é considerado positivo quando as relações RLU/PCA para os vírus do grupo A (6, 11, 42, 43 e 44) e/ou RLU/PCB para os vírus do grupo B (16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59 e 68) forem iguais ou maiores que 1.
Como saber se tem HPV no Papanicolau?
1) O papanicolau não é feito para detectar DSTs Na verdade, ele sequer confirma a presença do vírus HPV. Em resumo, o teste rastreia a presença de lesões pré-cancerosas (que são provocadas pelo vírus em questão).
Como saber se eliminei o HPV?
Após 1 ou 2 anos, o sistema imunológico da maioria das pessoas é capaz de destruir o HPV e eliminá-lo por completo do nosso organismo. A lesões provocadas pelo HPV, sejam elas verrugas ou neoplasias do colo do útero, têm cura através de tratamento médico.
Como pode ser feito o diagnóstico de HPV?
- O diagnóstico de HPV pode ser feito através de exames laboratoriais como citopatológico, histopatológico e de biologia molecular. As lesões subclínicas podem ser diagnosticadas por meio do uso de instrumentos com lentes de aumento, após a aplicação de reagentes químicos para contraste (colposcopia, peniscopia, anuscopia).
Como é feito o rastreio do HPV?
- Como é feito o rastreio e o diagnóstico do HPV? O teste para o despiste do HPV envolve técnicas biologia molecular. O diagnóstico pode ser feito através da história clínica, de exames físicos e de métodos de biologia molecular.
Qual a possibilidade de incluir o HPV no SUS?
- A assessoria da Roche Diagnóstica, responsável pelo teste do HPV, informou que a empresa está discutindo com o Ministério da Saúde a possibilidade de inclui-lo no SUS. Uma das justificativas é a de que, embora mais caro em um primeiro momento, ele evitaria uma série de exames de Papanicolau.
Quando o resultado do exame para HPV é positivo?
- Quando o resultado do exame para detecção do vírus HPV é positivo, significa que a pessoa possui o vírus, mas não necessariamente apresenta sintomas ou risco aumentado de câncer, podendo não ser necessária a realização de tratamento. Quando o exame para HPV é negativo, significa que a pessoa não está infectada pelo Papiloma Vírus Humano (HPV).