Onde é extraído o cimento?
Índice
- Onde é extraído o cimento?
- Qual é a composição química do cimento?
- Porque é que o cimento endurece?
- Qual a matéria prima do cimento Portland?
- Quais elementos a argila contribui durante a fabricação do cimento?
- O que é a pega do concreto?
- Qual a composição do clínquer?
- Como funcionam as fábricas de cimento?
- Qual o nome do cimento?
- Quando começou a criação do cimento artificial?
- Como a produção do cimento tem sido discutida?

Onde é extraído o cimento?
O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.
Qual é a composição química do cimento?
Composição química do cimento Os componentes principais, cuja determinação é feita a partir de uma análise química, são: cal (CaO), sílica (SiO2), alumina (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).
Porque é que o cimento endurece?
Na presença de sulfato de cálcio, forma-se uma substância chamada etringita, que é um óxido misto de cálcio, alumínio e ferro hidratado comumente associado a íons sulfato. Essa substância é importante porque ela forma ligações químicas com as outras substâncias do cimento hidratado, fazendo-o endurecer.
Qual a matéria prima do cimento Portland?
A fabricação do cimento Portland baseia-se em três etapas fundamentais: Mistura e moagem da matéria-prima (calcários, margas e brita de rochas); Produção do clínquer (forno rotativo a 1 400 ºC + arrefecimento rápido); Moagem do clínquer e mistura com gesso.
Quais elementos a argila contribui durante a fabricação do cimento?
Para melhorar a qualidade do clínquer, o calcário recebe algumas correções complementares de: FILITO (argila): este material colabora com o alumínio Al2O3; QUARTZITO (material arenoso): este colabora com SiO2; MINÉRIO DE FERRO: este colabora com Fe2O3.
O que é a pega do concreto?
a) Pega: caracterização da perda de plasticidade das pastas, caldas, argamassas e concretos de cimento. b) Endurecimento: fase subsequente ao período de pega, na qual o aglomerante passa a oferecer resistência a esforços mecânicos.
Qual a composição do clínquer?
O clínquer é constituído, em sua maior parte, por silicatos (75%) e numa proporção menor, de aluminatos e ferro- aluminatos cálcicos [3, 4, 6-8]. Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO.
Como funcionam as fábricas de cimento?
- As fábricas de cimento tipicamente se instalam ao lado de jazidas de calcário e argila de modo a minimizar os custos de transporte. A extração destes materiais se realiza em geral em lavras de superfície, com auxílio de explosivos.
Qual o nome do cimento?
- É importante destacar também que o nome cimento vem do latim caementu, que significa basicamente uma pedra de rochedos naturais. Sendo um dos componentes básicos da argamassa e do concreto, este material é um fino pó resultante de uma série de processos.
Quando começou a criação do cimento artificial?
- Em 1786 o inglês John Smeaton criou uma mistura resistente através da calcinação de calcários argilosos e moles. Esse é o marco da criação do cimento artificial. Em 1818, o francês Vicat obteve resultados semelhantes aos de Smeaton, pela mistura de componentes argilosos e calcários.
Como a produção do cimento tem sido discutida?
- A produção do cimento tem sido muito discutida ao longo dos anos, já que as fábricas exploram grandes minas de calcário e acabam alterando o relevo terrestre. Conforme o aumento do número de construções, alternativas sustentáveis vêm sendo discutidas ao longo do tempo para redução de poluentes e alterações ambientais.