Qual o tratamento para GIST?
Índice
- Qual o tratamento para GIST?
- Como é a cirurgia de GIST?
- Como diagnosticar GIST?
- O que é GIST leiomioma?
- O que é câncer no trato digestivo?
- O que é ressecção laparoscópica?
- Quais os exames que o Gastrô passa?
- Quais os tipos de GISTs?
- Por que é importante o estadiamento do Gist?
- Como é feita a biópsia dos GISTs?
- Qual é o tipo raro de tumor do trato gastrointestinal?

Qual o tratamento para GIST?
O imatinibe é geralmente o tratamento indicado para GISTs avançados que estão disseminados e não podem ser removidos cirurgicamente. Esse medicamento pode reduzir ou retardar o crescimento do tumor por alguns anos, aumentando a sobrevida de alguns pacientes.
Como é a cirurgia de GIST?
Nesse procedimento, o cirurgião faz apenas pequenas incisões no abdome para a remoção do tumor. Se o tumor é grande ou se disseminou para outros órgãos, o cirurgião ainda pode tentar removê-lo totalmente. Para isso, pode ser necessário retirar porções de outros órgãos, como secções do intestino.
Como diagnosticar GIST?
A suspeita de GIST deve ser associada com sintomas e exames de imagem (USG, RM, TC ou PET-CT), sendo que a ultrassonografia é o que fornece menor grau de evidência para suspeita de GIST. A confirmação do diagnóstico é dada por meio de biópsia ou cirurgia, que são mandatórias para a programação do tratamento.
O que é GIST leiomioma?
GIST (Gastrointestinal stromal tumor) é o tumor estromal do trato gastrointestinal que por muito tempo foi denominado "leiomioma" ou "leiomiossarcoma".
O que é câncer no trato digestivo?
O tumor gastrointestinal é um tipo de câncer que se desenvolve no sistema digestivo. Ele pode afetar esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto, mas 70% dos casos ocorrem no estômago ou no intestino.
O que é ressecção laparoscópica?
A ressecção laparoscópica de cunha tornou-se o tratamento de escolha para lesão abaixo de 5cm e afastada do cardia ou píloro, devido ao risco de estenose. Ressecção de lesões junto à cardia é viável sob alguns cuidados especiais e preocupações.
Quais os exames que o Gastrô passa?
Quais os exames que o Gastroenterologista faz?
- Retossigmoidoscopia;
- Halimetria;
- Endoscopia Digestiva Alta;
- Manometria Esofágica;
- Impedanciophmetria Esofágica Prolongada;
- Testes de Hidrogênio Expirado;
- Colonoscopia;
- Phmetria Esofágica.
Quais os tipos de GISTs?
- Gists são repositórios GITs, então você pode ver todos commits e as modificações completas, pode clonar e fazer forks. Para mais detalhes veja "Forking and cloning gists". Há dois tipos de gists, public gists e secret gists.
Por que é importante o estadiamento do Gist?
- Se esse número for baixo, é um tumor de crescimento lento e, se for alto, de crescimento rápido. Esse dado também é importante para o estadiamento do GIST. O estadiamento é uma forma de classificar a extensão do tumor e se, ou quanto, ele afetou os gânglios linfáticos ou outros órgãos.
Como é feita a biópsia dos GISTs?
- No caso dos GISTs, porém, que são tumores frágeis, que podem se romper e sangrar, as biópsias serão feitas apenas se ajudarem a determinar o tipo de tratamento. É fundamental que seja realizada por médico especializado nesse tipo de procedimento.
Qual é o tipo raro de tumor do trato gastrointestinal?
- GIST é um tipo raro de tumor do trato gastrointestinal (0,1 – 0,3% dos casos), com incidência de 6 a 13 casos/milhão habitantes. São definidos como tumores mesenquimatosos de células fusiformes, do trato gastrointestinal que expressam a proteína KIT.