O que é DSR sobre salário variável?
Índice
- O que é DSR sobre salário variável?
- Qual o valor do repouso remunerado?
- Como calcular o DSR sobre salário variável?
- Como se calcular o DSR para quem salário variável?
- Qual a diferença entre o salário fixo e o DSR?
- Como o DSR é incluído no salário do empregado?
- Quem tem direito ao DSR?
- Quais são as regras para o DSR?

O que é DSR sobre salário variável?
A DSR é uma sigla para Descanso Semanal Remunerado. Basicamente é um dia de folga do funcionário para o qual ele receberá um valor em seu pagamento. Em outras palavras, mesmo não trabalhando, o funcionário irá receber pelo dia de folga. Todos os funcionários têm direito a um dia de folga por semana.
Qual o valor do repouso remunerado?
Quando o empregado recebe por hora ou por dia, o repouso é equivalente a sua jornada de trabalho. A remuneração do descanso corresponde a um dia de seu trabalho, ou seja, 1/6 do total trabalhado na semana.
Como calcular o DSR sobre salário variável?
O cálculo do DSR é da seguinte forma:
- Somam-se as horas extras do mês;
- Divide-se o total de horas extras pelo número de dias úteis do mês;
- Multiplica-se pelo número de domingos e feriados do mês;
- Multiplica-se pelo valor da hora extra.
Como se calcular o DSR para quem salário variável?
Sendo assim, a fórmula é feita da seguinte forma: DSR = (Salário do mês x Número de DSR do mês) / número de dias úteis do mês. Para um trabalhador que recebe R$ 2.200,00 por mês, referente a um mês com 23 dias úteis, temos o cálculo: DSR (2.200 x 4) / 23 = R$382,60.
Qual a diferença entre o salário fixo e o DSR?
- Explicando melhor, o empregado que recebe salário fixo, seja ele mensalista ou quinzenalista, já possui o pagamento do DSR incluso no salário, e a remuneração do DSR corresponde à remuneração de um dia de trabalho normal.
Como o DSR é incluído no salário do empregado?
- No caso dos mensalistas, o DSR já está incluído no salário do empregado, e a conta é simples: basta multiplicar o salário pelo número total de descansos no mês e posteriormente dividir pelo número de dias úteis. Vamos observar o seguinte exemplo no caso de um funcionário que trabalha 44 horas por semana:
Quem tem direito ao DSR?
- Trabalhadores comissionados também tem direito ao DSR, e entender a legislação e os cálculos pode ajudar a evitar problemas na hora de receber ou efetuar os pagamentos. O que é DSR? A DSR é uma sigla para Descanso Semanal Remunerado. Basicamente é um dia de folga do funcionário para o qual ele receberá um valor em seu pagamento.
Quais são as regras para o DSR?
- Já no DSR, passados 6 dias, o repouso é conferido logo no dia seguinte. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS REGRAS PARA O DSR? As companhias que funcionam aos domingos e feriados, sendo isso devidamente concedido por lei, precisam adaptar as regras de escala para seus funcionários.