O que é um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos?
Índice
- O que é um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos?
- Quais são as atividades que mais se repetem na cadeia de suprimentos?
- O que é e como funciona a cadeia de suprimentos?
- Qual o objetivo da cadeia de suprimentos?
- Como a cadeia de suprimentos evoluiu?
- Como fazer a gestão da cadeia de suprimentos?
- Quais são os fluxos da cadeia de suprimentos?

O que é um sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos?
No nível mais fundamental, gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) é o gerenciamento do fluxo de mercadorias, dados e finanças relacionados a um produto ou serviço, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto em seu destino final.
Quais são as atividades que mais se repetem na cadeia de suprimentos?
Segundo Ballou (2004), a cadeia de suprimentos é um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoques, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor.
O que é e como funciona a cadeia de suprimentos?
Basicamente, uma cadeia de suprimentos consiste em uma rede que agrega todos os indivíduos, organizações, recursos, atividades e tecnologias envolvidos na criação e venda de um produto, desde a entrega de materiais de origem do fornecedor até o fabricante, incluindo sua entrega ao usuário final.
Qual o objetivo da cadeia de suprimentos?
- Tem como objetivo auxiliar na redução dos custos ao longo da cadeia de suprimentos, também com a intenção de atender às exigências dos clientes de forma mais assertiva e com maior qualidade.
Como a cadeia de suprimentos evoluiu?
- Evoluindo nos últimos 50 anos, a cadeia de suprimentos se tornou estratégica para as empresas de diferentes segmentos e tamanhos, se tornando uma área essencial, dependente de tecnologia e colaborativa, combinando as funções de negócios como compras, operações, gerenciamento de estoque e armazenamento, atendimento ao cliente e logística.
Como fazer a gestão da cadeia de suprimentos?
- Para fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos, primeiro, é preciso ter um bom controle dos fornecedores. Encontrar o melhor custo-benefício, prezar pela matéria prima de qualidade e prazos aceitáveis – tudo isso garantirá um produto de qualidade nas mãos do consumidor.
Quais são os fluxos da cadeia de suprimentos?
- Os três principais fluxos da cadeia de suprimentos são: Fluxo de finanças. O fluxo de produtos envolve a movimentação de mercadorias de um fornecedor para um cliente. Esse fluxo também diz respeito a devoluções de clientes e necessidades de serviços de suporte ao cliente.