O que é quadro de áreas arquitetura?
Índice
- O que é quadro de áreas arquitetura?
- Como calcular o quadro de áreas?
- O que é quadro de NBR?
- O que é área construída NBR?
- O que é uma área não computável?
- O que é contabilizado na taxa de ocupação?
- Quais são as vantagens do quadro de distribuição por andar?
- Como montar um quadro de visualização em cima dela?
- Quais áreas entram na unidade autônoma?
- Qual a área real da edificação?

O que é quadro de áreas arquitetura?
A função dos quadros de áreas e do cálculo de área equivalente a NBR 12721 é evidenciar o custo do seu empreendimento. Toda área que teve algum custo de execução perceptível deve entrar no quadro. Incluindo as áreas de uso comum, tais como: casa de máquinas, caixa d'água, vestiários, portaria, entre outros.
Como calcular o quadro de áreas?
A fórmula sobre como calcular coeficiente de aproveitamento é: Área total construída / Área do terreno. Para exemplificar, vamos utilizar o mesmo terreno de 200m²: Exemplo 01: Se eu construir uma casa de três pavimentos de 120m² cada, a conta será: (120m² x 3 pavimentos) / 200m² = 1,8.
O que é quadro de NBR?
As Normas Brasileiras (NBR) são criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), tendo como principal objetivo aumentar a segurança do processo e qualidade do produto final, elevando o nível de competitividade do mercado.
O que é área construída NBR?
Área Construída? ... A norma NBR da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) diz que área construída é a área total coberta de uma edificação, o que inclui a área de projeção do telhado da edificação.
O que é uma área não computável?
Áreas que não fazem parte do cálculo do lugar máximo permitido para a construção, dentro do terreno. Entretanto, essas medidas são consideradas na soma da área total.
O que é contabilizado na taxa de ocupação?
A fórmula básica para calcular a taxa de ocupação é a razão entre a área total construída do pavimento térreo e a área total do lote. Caso alguma área seja diferente, caso ela avance a área inicial, como por exemplo uma sacada, dependendo da prefeitura de sua cidade, ela deve ser computada.
Quais são as vantagens do quadro de distribuição por andar?
- Quadro de distribuição por andar – Vantagens. A norma NBR-5410 não obriga ter um QDC para cada andar do pavimento, porém ter mais de um quadro de distribuição tem algumas vantagens, que são:
Como montar um quadro de visualização em cima dela?
- Descrever sua visão de futuro e montar um quadro de visualização em cima dela pode ser um tanto quanto perigoso se você não souber o que está fazendo. O objetivo principal dessas ferramentas é motivar você a correr atrás dos seus sonhos, dentro de um planejamento de vida estruturado.
Quais áreas entram na unidade autônoma?
- Essas áreas entram na área da unidade como rateio das áreas comuns entre as unidades autônomas pelo coeficiente de proporcionalidade. Não confunda essas áreas dos quadros NBR com as consideradas pela prefeitura, que seguem regras próprias de cada local (computável, não computável, construída, etc.).
Qual a área real da edificação?
- Com isso, sabe-se a área real privativa das unidades e a área real de uso comum, além da área global da edificação. A NBR também estabelece coeficientes de cálculo que ajudam a determinar o valor final de cada unidade.