Como usar o pronome lhe?
Índice
- Como usar o pronome lhe?
- Qual a classificação do pronome lhe?
- Como substituir o lhe?
- Como usar o lhe e lhes?
- Qual é a classificação sintática do pronome lhe na segunda oração do texto?
- Como identificar quando o lhe é adjunto adnominal?
- Pode lhe ou pode lhe?
- Como o pronome “lhe” é usado?
- Qual o sentido do pronome lhes?
- Quais são os pronomes “o” e “a”?
- Quais são as formas de pronome pessoal?

Como usar o pronome lhe?
O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.
Qual a classificação do pronome lhe?
No Brasil, a gramática diz que o pronome "lhe" será sempre classificado como objeto indireto. Porém, em frases como "beijei-lhe as mãos", me parece que a melhor classificação seria a de adjunto adnominal - beijei as mãos dele.
Como substituir o lhe?
Sinônimo de lhe
- ao senhor, à senhora, a você, a ela, a ele. Dele:
- sua, do senhor, seu, dela, dele, da senhora, de você. Nele:
- no senhor, nela, nele, em você, na senhora. Para ele:
- para você, para o senhor, para ele, para ela, para a senhora. ...
- ante ele, ante ela, ante você, ante ao senhor, ante à senhora.
Como usar o lhe e lhes?
Para evitar o segundo erro é só prestar atenção: lhe substitui uma expressão singular e lhes substitui uma expressão plural. Outro aspecto que merece atenção: Não é correto o emprego de lhe(s) com verbos como conhecer, convidar, abraçar e outros que não exigem complemento com preposição.
Qual é a classificação sintática do pronome lhe na segunda oração do texto?
O pronome estará ligado sempre ao verbo transitivo indireto, isto é, um verbo que pede preposição; uma superdica de português é substituir o pronome LHE por “A ELE”, sempre que isso for possível, tal pronome fará a função de objeto indireto.
Como identificar quando o lhe é adjunto adnominal?
Adjunto adnominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando indicarem posse (algo de alguém). Exemplo: Roubaram-me as chaves. Complemento nominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando complementarem o sentido de adjetivos, advérbios ou substantivos abstratos.
Pode lhe ou pode lhe?
Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."
Como o pronome “lhe” é usado?
- O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.
Qual o sentido do pronome lhes?
- Alguns verbos indiretos não admitem o pronome [ lhe, lhes ], como assistir (no sentido de estar presente, apenas), ajudar, aspirar, presidir e recorrer: Ajudarei a você (e não eu lhe ajudarei). ● Presidiu à reunião (e não presidiu-lhe). ● Recorro a você, agora (e não recorro-lhe). ● Assistiu a ele (a um jogo, por exemplo).
Quais são os pronomes “o” e “a”?
- Já os pronomes “o”, “a” são empregados como objeto direto e, portanto, não haverá complemento precedido por preposição. Os verbos, neste caso, são transitivos diretos, como: amar, ajudar, respeitar, proteger, ouvir, convidar, dentre outros. Veja: a) Amo meu pai. (Eu o amo) b) Vou ajudar minha irmã em seus afazeres. ( Vou a ajudar em seus afazeres)
Quais são as formas de pronome pessoal?
- Além disso, com a implementação do Dicionário Terminológico, estas formas de pronome pessoal são utilizadas, mais do que nunca, nas fórmulas de teste das funções sintáticas complemento direto e complemento indireto.