Como fazer protesto de dívida?

Como fazer protesto de dívida?
Para realizar esse procedimento de protestar alguém no Serasa, é necessário dirigir-se a um cartório de protesto de Títulos. No cartório, é emitido um instrumento de protesto, documento que constarão algumas informações que devem ser preenchidas.
Quais são os tipos de dívidas alvo de protesto?
- São vários os tipos de dívidas que podem ser alvo de um protesto. Entre os mais comuns estão as notas promissórias, duplicatas, cheques devolvidos por ausência de fundos, contratos de aluguel ou prestação de serviço em atraso, boletos sem pagamento ou até mesmo sentenças judiciárias não cumpridas.
Quais são as finalidades do protesto?
- O protesto, basicamente, se destina a duas finalidades: a primeira é de provar publicamente o atraso do devedor; a segunda função do protesto é resguardar o direito de crédito Publicado por Bernardo César Coura há 5 anos
Quais são os tipos de protestos?
- Entre os mais comuns estão as notas promissórias, duplicatas, cheques devolvidos por ausência de fundos, contratos de aluguel ou prestação de serviço em atraso, boletos sem pagamento ou até mesmo sentenças judiciárias não cumpridas. Na prática, o protesto serve para publicizar que a dívida não foi paga.
Qual a conseqüência do protesto?
- Como conseqüência do protesto, o nome do devedor ficará inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, ficando ele incumbido do respectivo cancelamento, mediante pagamento dos emolumentos. É o ato averbatório que procede a exclusão do registro do protesto no respectivo Cartório, bem como dos órgãos de proteção ao crédito, por via de conseqüência.