adplus-dvertising

Qual o significado de protecionismo alfandegário?

Índice

Qual o significado de protecionismo alfandegário?

Qual o significado de protecionismo alfandegário?

O principal recurso que o governo de um país utiliza para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa é o Protecionismo Alfandegário. De maneira geral, protecionismo é um mecanismo do qual um governo se utiliza e que tem como objetivo favorecer as atividades econômicas internas.

Para que o protecionismo foi criado?

O Protecionismo alfandegário foi um princípio alfandegário criado em 1844 pelo governo brasileiro, com o objetivo de ampliar a receita fiscal e proteger os então poucos estabelecimentos industriais do país, dificultando as importações.

Qual é a doutrina do protecionismo?

  • Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau.

Por que o protecionismo é vantajoso?

  • O protecionismo é vantajoso, em tese, pelo fato de proteger a economia nacional da concorrência externa, garantir a criação de empregos e incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias.

Qual o mecanismo do protecionismo?

  • O protecionismo é um mecanismo usado pelo governo dos países para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa. Protecionismo e Mercantilismo O protecionismo foi muito utilizado na Europa durante a fase do mercantilismo (séculos XVII e XVIII).

Quais são as medidas protecionistas?

  • Alguns exemplos de medidas protecionistas: - Criação de altas tarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, ...

Postagens relacionadas: