Quais são as fases do processo de leitura?

Quais são as fases do processo de leitura?
O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.
Quais os processos de escrita?
Letramento: refere-se ao uso social da escrita, ou seja, “o que eu faço com o código escrito que aprendi”. Ler: reconhecer as palavras escritas compreender o material lido. Escrever: representar graficamente os sons da fala associado à compreensão do material a ser escrito. Decodificar: reconhecer as palavras escritas.
Quais são as fases da escrita?
- 26028 fases da escrita, de forma a ressaltar ainda, que este processo não ocorre de forma linear, mas é processual, de acordo com o contexto em que cada criança está inserida. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, tendo especialmente os escritos de Luria como aporte teórico.
Qual a diferença entre a escrita e a escrita pré-silábica?
- No nível da hipótese pré-silábica, a diferenciação entre a grafia de uma palavra e outra é inexistente, uma vez que os traços são muito semelhantes entre si. Somente o autor da escrita pré-silábica é capaz de identificar o que fez. Desta forma, a escrita nesta fase pode não funcionar como veículo de comunicação.
Qual a necessidade de apropriação da escrita pela criança?
- Entretanto, frente à necessidade de apropriação do processo de escrita pela criança, salienta-se que esta não é uma habilidade inata, que já nasce com a criança.
Por que a escrita não representa a linguagem?
- A psicologia considera a escrita simplesmente como uma complexa habilidade motora, como um sistema particular de símbolos e signos cuja dominação prenuncia um avanço em todo o desenvolvimento cognitivo e cultural da criança. Para Kolinsky (2004), a escrita é uma representação da linguagem, todavia ela não representa todos os seus aspectos.