Para que serve o processo de retífica?
Índice
- Para que serve o processo de retífica?
- Qual a principal atividade de uma retificadora?
- Quais são os tipos de abrasivos empregados na retificação?
- Qual o Sobremetal deixado para o processo de retificação?
- O que é e para que serve uma retífica cilíndrica?
- Como a temperatura pode ser prejudicial na retificação?
- Como funciona uma retífica plana?
- Para que serve a retífica Cilindrica?
- Qual a diferença entre retificação e Torneamento?
- Como é empregado o processo de retificação?
- Qual é a definição de retífica?
- Como o processo de retificação é dominado?
- Quais são as ferramentas de retificação?

Para que serve o processo de retífica?
A retificação é um processo de usinagem por abrasão que retifica a superfície de uma peça. Retificar significa corrigir irregularidades de superfícies de peças.
Qual a principal atividade de uma retificadora?
Retificadoras são máquinas operatrizes derivadas dos tornos mecânicos. São altamente especializadas na atividade de retificar, ou seja, de tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peças e componentes cilíndricos ou planos.
Quais são os tipos de abrasivos empregados na retificação?
abrasivos. grãos abrasivos. aglomerante. Vitrificadas (V): feitas à base de mistura de feldspato e argila, são as mais utilizadas, pois não sofrem ataque ou reação química pela água, óleo ou ácidos.
Qual o Sobremetal deixado para o processo de retificação?
O sobremetal deixado para o processo de retificação é de ordem de 0,2 a 0,5 mm. Os virabrequins de motor a combustão, por exemplo, depois de confeccionados, têm suas medidas de acabamento terminadas numa retificadora.
O que é e para que serve uma retífica cilíndrica?
Retífica cilíndrica Este método é utilizado para retificar peças de suporte à produção, bem como pode ser feito com o objetivo de melhorar o desempenho de peças voltadas a diferentes sistemas, tais como; mecânicos e elétricos, por exemplo.
Como a temperatura pode ser prejudicial na retificação?
O processo de retificação requer uma quantidade considerável de energia por unidade de volume, para que seja feita a remoção do material. Durante o processo, esta energia é transfor mada em calor, o qual se concentra na região de corte. As altas temperaturas podem causar vários tipos de danos térmicos à peça.
Como funciona uma retífica plana?
Basicamente, na retífica plana, uma peça é fixada sobre uma placa magnética, de forma a manter a fixação correta e garantir uma precisão ainda maior.
Para que serve a retífica Cilindrica?
Retífica cilíndrica Este método é utilizado para retificar peças de suporte à produção, bem como pode ser feito com o objetivo de melhorar o desempenho de peças voltadas a diferentes sistemas, tais como; mecânicos e elétricos, por exemplo.
Qual a diferença entre retificação e Torneamento?
Na retificação, a produção de peças sem saliências é 100% garantida. Além disso, ao contrário do torneamento, não é gerado nenhum cavaco. ... O dispositivo de lavagem evita que partículas se depositem sobre os rebolos de retificação. Assim, não é preciso retrabalhar as peças, como muitas vezes acontece no torneamento.
Como é empregado o processo de retificação?
- Por muito tempo, o processo de retificação era o único processo a ser empregado em peças endurecidas por tratamentos térmicos ou deposição de camadas duras e superficiais.
Qual é a definição de retífica?
- Retífica é por definição um processo de corte por abrasão, na qual as partículas abrasivas atuam como uma ferramenta de corte (um bit, por exemplo) e ligante atua como o porta ferramentas (de um processo de torneamento, por exemplo).
Como o processo de retificação é dominado?
- O processo de retificação, apesar de ser muito empregado na indústria, ainda não é totalmente dominado como outros processos de usinagem , como aqueles em que a ferramenta tem uma geometria de corte bem definida, devido à alta complexidade envolvida no processo .
Quais são as ferramentas de retificação?
- O processo de retificação é executado por ferramentas chamadas de rebolos, que são ferramentas fabricadas com materiais abrasivos cujos formatos podem ser cilíndricos, ovalizados, esféricos, etc. Em geral, as ferramentas são fixadas a eixos e giram em altíssima rotação. Quando elas já vem presas em um eixo são chamadas de ponta montada.