O que são os processos de subjetivação?

O que são os processos de subjetivação?
Os processos de subjetivação são os modos como o indivíduo pensa a si mesmo. A definição é de Deleuze: “o Si Próprio (Soi) não é nem um saber Page 2 11 LOGOS nem um poder. É um processo de individuação que diz respeito a grupos ou pessoas, que escapa tanto às forças estabelecidas como aos saberes constituídos”.
Em que sentido podemos afirmar que os processos de subjetivação nos constituem?
O processo de subjetivação é todo o jogo de relações que promovem esta subjetividade. ... Pensando desta maneira, pode-se dizer que o processo de subjetivação se dá a todo o momento, pois o homem o tempo todo está envolvido em relações de poder e se expressa e é influenciado através do discurso.
Como se dá a subjetivação?
- Para Touraine, a subjetivação se dá sob a forma de conflito, de luta contra poderes que limitam a autoconstrução, resistindo ao mundo impessoal e de consumo, à lógica de mercado, e à violência da guerra.
Qual o significado da subjetividade?
- Significado de Subjetividade: é reconhecer que qualquer pessoa tenha uma porção individual que a diferencia de outras pessoas. Veja que aqui o foco é reconhecer uma essência do sujeito como sendo passível de diferenciação em relação a outros sujeitos. Significado de Subjetivação: é o processo de formação da subjetividade.
Qual o significado do subjetivismo?
- Significado de Subjetivismo: é uma tendência a ser subjetivo, é uma propensão a avaliar pessoas e coisas sob um perspectiva individual. Isto é, a verdade é construída pela ótica do indivíduo que vê, não do objeto que é visto. O foco aqui é reconhecer um hábito ou costume que uma pessoa pode ter mais do que outra.
Como o subjetivismo é um estado?
- Enquanto o subjetivismo é um estado (uma “foto” atual), a subjetivação é o processo que conduz ao subjetivismo. O princípio que fundamental esta perspectiva de formação de sujeito é a ideia de sermos diferentes, de termos cada um sua subjetividade.