Qual a importância da FBN para a cultura da soja?
Índice
- Qual a importância da FBN para a cultura da soja?
- Por que a soja se relaciona melhor com o Micro-organismo fixador do que o feijão?
- Qual a necessidade de inocular a soja e quais as formas possíveis de se fazer essa inoculação?
- Quais as vantagens da fixação biológica para a cultura da soja?
- Qual a importância do nitrogênio para a soja?
- Como ocorre a inoculação na soja?
- Em que consiste o processo de inoculação?
- Quais são os inoculantes para a cultura da soja?
- Qual o objetivo da técnica de inoculação?

Qual a importância da FBN para a cultura da soja?
A FBN com bactérias do gênero Bradyrhizobium beneficia todas as áreas cultivadas com a soja no País – cerca de 33 milhões de hectares – e resulta em uma economia anual em torno de US$ 8 bilhões para o Brasil pela não utilização de fertilizantes nitrogenados nas lavouras.
Por que a soja se relaciona melhor com o Micro-organismo fixador do que o feijão?
As leguminosas são capazes de aproveitar a amônia produzida pela fixação de nitrogênio de suas bactérias simbióticas e, dessa forma, são capazes de conquistar ambientes com solo pobre em compostos nitrogenados, onde outras plantas não conseguem se desenvolver.
Qual a necessidade de inocular a soja e quais as formas possíveis de se fazer essa inoculação?
É obrigatório o uso de inoculantes em áreas de primeiro cultivo de soja, ou em áreas não cultivadas a anos. 3. Se a inoculação é bem feita, não é necessário nenhum uso de fertilizantes nitrogenado, em qualquer estágio de desenvolvimento da cultura.
Quais as vantagens da fixação biológica para a cultura da soja?
Que benefícios se obtém com a FBN.
- Garantir uma alta concentração de bactérias sobre a semente.
- Incorporar no solo estirpes de alta capacidade de fixar biologicamente mais nitrogênio do ar.
- Manter altos níveis de sobrevivência bacteriana para se obter maior quantidade de nódulos provenientes dos inoculantes.
Qual a importância do nitrogênio para a soja?
O nitrogênio lidera em quantidade os nutrientes requeridos pela soja, sendo necessários cerca de 80 kg para cada tonelada de grãos produzidos, dos quais cerca de 60 kg são exportados e 20 kg permanecem no sistema de produção. ... Entretanto, a principal fonte de N da soja brasileira vem da atmosfera, não do solo.
Como ocorre a inoculação na soja?
- A inoculação consiste na aplicação destes nas sementes da soja. Em contato com as raízes da planta, as bactérias do gênero Bradyrhizobium provocam uma infecção, que se manifesta na forma de nódulos. Da mesma forma, exercem uma relação de mutualismo, sobrevivendo nas raízes da planta, e, em troca, fixam Nitrogênio.
Em que consiste o processo de inoculação?
- Em que consiste o processo de inoculação? Inoculação é o processo por meio do qual bactérias fixadoras de nitrogênio, selecionadas pela pesquisa, são adicionadas às sementes das plantas antes da semeadura. A inoculação é feita com um produto chamado de inoculante ou biofertilizante.
Quais são os inoculantes para a cultura da soja?
- Os inoculantes para a cultura da soja são encontrados no mercado de duas formas: líquidos e turfosos. Os líquidos atualmente são os mais utilizados por sua facilidade de aplicação. O inoculante deve proporcionar uma população de, no mínimo, 600.000 células /semente.
Qual o objetivo da técnica de inoculação?
- O principal objetivo da técnica é trazer benefícios para o ser que foi inoculado. Este organismo pode ser uma bactéria, germe ou vírus, por exemplo. Falando especialmente sobre a cultura da soja, a inoculação oferece uma relação simbiótica entre planta e bactéria.