Como conjugar o verbo no pretérito perfeito?

Como conjugar o verbo no pretérito perfeito?
Terminações do pretérito perfeito do indicativo (verbos regulares)
- ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ei. (Tu) radical + -aste. (Ele) radical + -ou. (Nós) radical + -amos ou -ámos. ...
- ª conjugação (-er) (Eu) radical + -i. (Tu) radical + -este. (Ele) radical + -eu. (Nós) radical + -emos. ...
- ª conjugação (-ir)
Qual a conjugação do pretérito perfeito com o imperfeito?
- No entanto, na forma simples, ambos possuem somente conjugações no modo indicativo, enquanto o pretérito imperfeito, também é conjugado no modo subjuntivo. Exemplos: Pretérito Perfeito: caminhou. Pretérito Imperfeito: caminhava. Pretérito Mais-que perfeito: caminhara.
Como é feita a formação do pretérito perfeito?
- A formação do pretérito perfeito composto do subjuntivo é feita pelo verbo auxiliar “ter” conjugado no presente do subjuntivo mais o particípio (-ado, -edo, -ido) do verbo principal. Exemplo: Espero que ele tenha conseguido o emprego. Obs: É comum o uso do verbo haver como auxiliar, no entanto, o ter é mais usual.
Qual o sentido do pretérito?
- É usado em lendas e fábulas e confere um caráter mais polido a pedidos e afirmações. Pode ser utilizado também com sentido de futuro do pretérito para indicar uma ação que seria consequente de outra que acabou por não acontecer.
Qual o pretérito perfeito para a ação?
- Assim, o pretérito imperfeito indica uma continuidade da ação. Já o pretérito mais-que-perfeito é empregado para uma ação que ocorreu no passado antes de outra ação. Tanto o pretérito perfeito quando o mais-que-perfeito apresentam formas compostas no modo indicativo e subjuntivo.