O que é o processo de erosão ou intemperismo?

O que é o processo de erosão ou intemperismo?
O intemperismo e a erosão são as fases iniciais desse grande processo geológico. Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.
Qual é a diferença entre meteorização e erosão?
Os processos de meteorização alteram as características das rochas enquanto que a erosão diz respeito ao conjunto de processos físicos que são responsáveis pela remoção dos materiais resultantes da meteorização.
Qual a origem da palavra intemperismo?
- Intemperismo é uma palavra de origem latina: vem de intemperies, que significa “mau tempo, infortúnio”. Conceituar essa palavra é relativamente simples, já que se trata do conjunto de fatores responsáveis pelas alterações químicas e físicas da estrutura e do formato de rochas e minerais na superfície da Terra.
Quais fatores influenciam o intemperismo?
- Dentre os fatores que influenciam o intemperismo, tem-se, principalmente: Clima: principal agente do intemperismo, pois ele determina a quantidade de chuva e temperatura que atingirá a rocha, alterando quimicamente seus minerais. O clima também determina a quantidade de ventos, o que altera fisicamente as rochas.
Qual é o intemperismo químico?
- Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.
Qual o conceito de erosão?
- Tem mais depois da publicidade ;) Já o conceito de erosão, por outro lado, designa o conjunto de etapas que reúne o desgaste, o transporte e a deposição de material sedimentar, ou seja, de partículas de rochas e de solos.