adplus-dvertising

Qual é a importância do princípio da proveniência para a organização dos arquivos?

Índice

Qual é a importância do princípio da proveniência para a organização dos arquivos?

Qual é a importância do princípio da proveniência para a organização dos arquivos?

Ouça em voz altaPausarConsidera-se que o princípio da proveniência tem por finalidade manter agrupados e organizados os documentos conforme seu processo de produção e ou acumulação, de maneira a não misturar com outros documentos provenientes de outras origens (DUCHEIN, 1977 apud ROUSSEAU; COUTURE, 1998).

O que são princípios Arquivisticos?

Ouça em voz altaPausarConceito: A Teoria Arquivística, também conhecida como Arquivologia, pode ser entendida como um conjunto de princípios, conceitos e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e uso de documentos em arquivos.

O que é o princípio da ordem original?

Ouça em voz altaPausarDerivado do princípio da proveniência, o princípio da ordem original é também denominado de princípio de respeito à ordem primitiva, princípio de respeito à santidade da ordem original ou de princípio de registro. ... Refere-se ao respeito à organicidade e ao fluxo natural e orgânico com que os documentos foram produzidos.

O que é o Código de Ética do arquivista?

Ouça em voz altaPausarUm código de ética dos Arquivistas tem por finalidade fornecer à profissão arquivística regras de conduta de alto nível. ... Este código destina-se a oferecer um quadro ético de conduta aos membros da profissão, não se aplicando a soluções específicas de problemas particulares.

Qual é o princípio da integridade?

Ouça em voz altaPausarA integridade refere-se ao compromis- so de que o governo aja de modo coerente e fundamentado em princípios com todos os seus cidadãos, afim de estender a cada um os padrões fundamentais de justiça e equidade (DWORKIN, 2003, p. 201-202).

O que é a teoria das três idades?

Ouça em voz altaPausarA partir do conceito do ciclo de vida dos documentos desenvolveu-se a teoria das três idades, uma estratégia de organização documental que reparte o ciclo de vida documental em três fases ou idades (corrente, intermediária e permanente).

Postagens relacionadas: