adplus-dvertising

Qual a importância da lixiviação na formação dos solos?

Índice

Qual a importância da lixiviação na formação dos solos?

Qual a importância da lixiviação na formação dos solos?

A lixiviação é um processo frequente nos solos das regiões tropicais e equatoriais, pois nesses locais as chuvas são mais abundantes e intensas. ... Desse modo, a água "lava" os solos, carregando para o lençol freático e para os cursos d'água os nutrientes disponíveis nele, favorecendo seu empobrecimento.

Como corrigir a Laterizacao?

Devido ao fato da laterização do solo ocorrer por queimadas, derrubadas de florestas e agropecuária extensiva, o ideal para resolver, ou ao menos amenizar, seus estragos, seria não queimar o solo, evitar derrubamentos e praticar o reflorestamento.

Quais as consequências da laterização?

  • Entre as consequências da laterização, cita-se a dificuldade oferecida para a penetração de raízes, além do aumento da improdutividade, ...

Qual o processo de transformação dos solos?

  • Entende-se por laterização o processo de transformação dos solos quando uma camada ferruginosa aglomera-se sobre eles a partir do processo de lixiviação (lavagem da superfície pelo escoamento da água das chuvas) e do processo de intemperismo químico.

Qual a consequência do desmatamento do solo?

  • Desmatamento - A retirada da cobertura vegetal deixa o solo desprotegido e, consequentemente, suscetível aos danos causados pela exposição prolongada ao sol e à lixiviação; Irrigação – Os solos irrigados têm sua laterização intensificada pela ação do intemperismo químico e físico.

Postagens relacionadas: