O quê fissão nuclear e quais suas aplicações?

O quê fissão nuclear e quais suas aplicações?
Fissão nuclear é o processo de divisão do núcleo atômico instável em outros núcleos mais estáveis. ... A fissão nuclear do urânio é a mais conhecida, visto que é a mais utilizada para a geração de energia por meio de reações nucleares.
O que é fusão nuclear e onde ocorre?
A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos se combinam para formar um único núcleo, mais pesado. Um exemplo importante de reações de fusão é o processo de produção de energia no sol, e das bombas termonucleares (bomba de hidrogênio).
Por que a fusão nuclear pode ser utilizada?
- Além da bomba de hidrogênio, a fusão nuclear também pode ser utilizada na produção de energia. Portanto, para que a fusão nuclear ocorra é necessário submeter os elementos químicos a temperaturas elevadas.
Qual a perspectiva para o desenvolvimento de fusão nuclear?
- As perspectivas para o desenvolvimento de fusão nuclear como fonte de energia na Terra melhoraram de forma significativa, dizem especialistas. O governo do Reino Unido anunciou recentemente um investimento de 200 milhões de libras para desenvolvimento de um reator de fusão nuclear até 2040.
Quais são os reatores de fusão nuclear?
- Os reatores de fusão nuclear são sistemas onde o controle da fusão possa ocorrer. No caso, seriam os recipientes próprios para se produzir as reações de fusão nuclear. Estes sistemas também são chamados de reatores termonucleares. O processo de fusão nuclear possui grande quantidade de energia.
Quais foram os testes de fusão nuclear?
- Já foram realizados testes envolvendo armas de fusão nuclear. Em 1952, os Estados Unidos lançaram em um atol do Pacífico, “Mike”, a primeira bomba atômica de hidrogênio, que possuía uma potência mil vezes maior que a bomba de Hiroshima. Compartilhe!