O que é um processo de galvanização?
Índice
- O que é um processo de galvanização?
- O que é e como funciona a indústria de galvanização?
- O que é galvanizar uma peça?
- Quais os tipos de galvanização que se tem na área da indústria?
- Quais as etapas de uma galvanização?
- O que é indústria de galvanoplastia?
- Qual a origem do termo Galvanização?
- Como funciona o processo de galvanização a quente?
- Quando ocorre a reacção de galvanização?
- Qual o método de galvanização mais comum?

O que é um processo de galvanização?
A galvanização é um processo em que se reveste uma peça de ferro ou de aço com zinco metálico. ... A ferrugem se forma pela oxidação do ferro metálico (Fe) a cátion ferro (Fe2+) em presença do oxigênio do ar e da água.
O que é e como funciona a indústria de galvanização?
A galvanoplastia é um processo químico ou eletroquímico em que uma fina camada de metal é empregada sobre a superfície de um objeto, metálico ou não. Esta técnica visa conferir a estas peças proteção contra desgastes devido à sua manipulação, utilização rotineira e a corrosão.
O que é galvanizar uma peça?
A galvanização é o processo de aplicação de uma camada de Zinco (Zn) sobre superfícies de aço ou ferro. Especialmente para evitar a corrosão e aumentar a resistência do material. ... Ambos os processos têm a função principal de proteger a superfície da peça contra a corrosão.
Quais os tipos de galvanização que se tem na área da indústria?
Assim, veja os mais realizados tipos de galvanoplastia:
- Cromagem: recobrimento de uma peça com o metal crômio (Cr);
- Prateação: recobrimento de uma peça com o metal prata (Ag);
- Douração: recobrimento de uma peça com o metal ouro (Au);
- Niquelagem: recobrimento de uma peça com o metal níquel (Ni);
Quais as etapas de uma galvanização?
O processo tradicional de galvanização a fogo é composto por oito etapas: Desengraxe, 1ª lavagem, decapagem, 2ª lavagem, fluxagem, secagem, imersão a quente e resfriamento.
O que é indústria de galvanoplastia?
Galvanoplastia é uma técnica industrial que utiliza a eletrólise em meio aquoso para cobrir uma determinada peça metálica com outro metal. O objetivo é obter uma ou mais das vantagens a seguir: Adquirir resistência a corrosão; Não pare agora...
Qual a origem do termo Galvanização?
- O termo Galvanização generalizou-se de modo a que hoje em dia significa o revestimento de peças com Zinco ou ligas de Zinco, com a exclusão de outros metais. O processo de Sorel seria optimizado e a Galvanização generalizou-se no resto do século XIX e XX. Em 1850, o Reino Unido consumia cerca de 10 000 toneladas de Zinco em Ferro ...
Como funciona o processo de galvanização a quente?
- O fluxo do processo de Galvanização a quente é o seguinte: Consiste na imersão da peça num banho desengordurante que pode ser Alcalino a quente ou ligeiramente ácido. O objectivo é a completa remoção de lixos e outros contaminantes superficiais, como lubrificantes, massas consistentes, marcações de fabrica, etc.
Quando ocorre a reacção de galvanização?
- A reacção de galvanização ocorre quando o aço (préviamente limpo, sem resíduos de ferrugem, óleos, tintas e outras sujidades) entra em contacto com o zinco em fusão (450º C) verificando-se uma reacção entre ambos os metais, originando a formação da liga ferro-zinco.
Qual o método de galvanização mais comum?
- O método de galvanização mais comum é a galvanização por imersão a quente, em que as peças são submergidas em um banho de zinco fundido. Existem três etapas fundamentais no processo de galvanização por imersão a quente O material se move através de três etapas de limpeza para preparar o aço a ser galvanizado.