O que seria e como funciona a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto?
Índice
- O que seria e como funciona a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto?
- O que é responsabilidade individualizada e encadeada?
- De quem é a responsabilidade da Lei 12305?
- O que é ciclo de vida ambiental de um produto?
- Quem são os grandes geradores de resíduos?
- Qual a importância da responsabilidade compartilhada?
- Qual a responsabilidade de cada setor?
- Qual a relação entre responsabilidade compartilhada e logística reversa?

O que seria e como funciona a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto?
A responsabilidade compartilhada tem como objetivo minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, e também os impactos causados à saúde humana e à qualidade do meio ambiente, decorrente dos processos envolvidos em todo o ciclo de vida dos produtos.
O que é responsabilidade individualizada e encadeada?
A responsabilidade compartilhada consiste em atribuições individualizadas e encadeadas que são desempenhadas por todos os participantes envolvidos no processo produtivo, desde a fabricação de um produto até sua destinação final.
De quem é a responsabilidade da Lei 12305?
O poder público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade das ações voltadas para assegurar a observância da Política Nacional de Resíduos Sólidos e das diretrizes e demais determinações estabelecidas pela Lei 12.305/2010 e em seu regulamento.
O que é ciclo de vida ambiental de um produto?
O ciclo de vida se refere a todas as etapas de produção e uso do produto, relativas à extração das matérias-primas, passando pela produção, distribuição até o consumo e disposição final, contemplando também reciclagem e reuso quando for o caso.
Quem são os grandes geradores de resíduos?
Conforme definição é considerada grande geradores os proprietários, possuidores ou titulares de estabelecimentos de prestação de serviços, comerciais, industriais, instituições e promotores de evento, entre outros, que geram mais de 200 litros diários de resíduos.
Qual a importância da responsabilidade compartilhada?
- A responsabilidade compartilhada é um importante instrumento para solucionar um dos maiores desafios que encaramos hoje que é o excesso de resíduos gerados. Além disso, a falta de local adequado para construção de aterros sanitários, bem como a capacidade dos mesmos em receber esses resíduos.
Qual a responsabilidade de cada setor?
- Qual a responsabilidade de cada um? Cada setor da cadeia de Responsabilidade Compartilhada tem sua responsabilidade pelos resíduos sólidos gerados: os que são gerados pelos agentes públicos — como hospitais, obras e escolas — devem ser recolhidos de forma adequada e para os fins apropriados.
Qual a relação entre responsabilidade compartilhada e logística reversa?
- Curtiu este post? A relação entre responsabilidade compartilhada e logística reversa foi definida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS.