O que é Fitoestabilização?

O que é Fitoestabilização?
A técnica de utilização de plantas para estabilizar ou imobilizar os poluentes no solo, prevenindo a migração do mesmo por perdas do solo via erosão ou lixiviação é chamada de fitoestabilização (LAMENGO e VIDAL, 2007; TERRY e BAÑUELOS, 2000).
O que é Bioventilação?
A bioventilação é uma técnica de biorremediação que envolve apenas a inserção de ar no meio, para estimular a atividade aeróbia dos microrganismos e surge como uma alternativa aos métodos convencionais de remediação.
Qual é a função da fitorremediação?
- Fitorremediação é um processo que utiliza plantas como agentes de purificação dos ambientes aquáticos e terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas, como elementos químicos e dejetos de minério (a exemplo: zinco, cobre, magnésio, etc.) e até mesmo compostos orgânicos, como hidrocarbonetos de petróleo.
Quais os tipos de plantas fitorremediadoras?
- Tipos de plantas fitorremediadoras: Elodea: ficam submersos e somente suas flores ocasionais chegam à superfície das águas, não necessitando de muita luminosidade para seu desenvolvimento.É uma planta aquática emersa que cresce em terrenos brejosos ou alagadiços, tendo forte presença em quase todo o mundo.
Qual é o processo de remediação?
- O processo de remediação é comumente denominado em razão do principal mecanismo responsável pela melhoria da qualidade ambiental. Quando, por exemplo, a presença de seres vivos é a principal responsável pela remediação, o processo é denominado biorremediação natural.
Como pode ser aplicada a biorremediação?
- A Biorremediação pode ser aplicada em qualquer ambiente natural que sofreu acidentes ambientais. Vazamento de hidrocarbonetos (petróleo) no oceano, derramamento de resíduos fabris, solos contaminados com metais, aterros sanitários … são vários os locais em que essa estratégia pode ser aplicada!