Como se dá a endocitose?

Como se dá a endocitose?
- Ela é o oposto do processo de endocitose. Ela se dá através do aparecimento de uma vesícula intracitoplasmática contendo o material indesejável (produtos de secreções, como toxinas e hormônios, ou então, neurotransmissores) que se desloca até a periferia celular, tocando a membrana plasmática na parte interior.
Como ocorre o processo de endocitose?
Podemos classificar a endocitose em três tipos principais: fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptor.
Qual o papel da endocitose no nosso corpo?
- Nesse caso, a endocitose tem papel primordial na defesa. Esse é o caso dos glóbulos brancos do nosso corpo, que captam partículas e organismos invasores. Podemos classificar a endocitose em três tipos principais: fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptor.
Como funciona a endocitose em organismos multicelulares?
- Nos unicelulares, como protozoários, a endocitose é fundamental para garantir a nutrição dessas células. Sendo assim, a endocitose nesses organismos funciona como a principal forma de obter alimento. Em organismos multicelulares, por sua vez, a endocitose tem um papel um pouco diferenciado.
Qual é o processo de exocitose?
- Esse processo de eliminação de resíduos para o meio extracelular é chamado de exocitose. Todos os restos resultantes do processo de endocitose são levados de volta à membrana plasmática e se fundem a ela mais uma vez. Logo, ela se abre para o exterior, elimina os restos e essa parte da membrana é reintegrada à célula.