Como é feita a cirurgia bariátrica bypass?
Índice

Como é feita a cirurgia bariátrica bypass?
O Bypass Gástrico – também conhecido como Gastroplastia com Derivação Intestinal em Y de Roux – é uma cirurgia invasiva, realizada com anestesia geral, por meio da qual reduz-se parte do estômago, de modo que o espaço para armazenamento de alimentos e a absorção de calorias sejam diminuídos.
Quanto tempo demora bypass gástrico?
O bypass gástrico em Y de Roux é uma cirurgia complexa que é realizada pelo gastroenterologista, com anestesia geral e que demora, em média, 2 horas.
Como fica o estômago depois da bypass?
No By-pass, o estômago que possui um volume estimado em 1000 ml (que pode aumentar no momento da alimentação), é reduzido a um volume de 25 ml (aproximadamente meio copo de café), através do uso de grampeadores cirúrgicos, formando uma pequena bolsa chamada de “pouch”.
Qual a diferença entre a cirurgia bariátrica bypass e sleeve?
O Bypass Gástrico é o nome dado a Gastroplastia Vertical com Bypass Gástrico em Y de Roux por Videolaparoscopia. Já o Sleeve é o nome dado à Gastroplastia Sleeve ou Gastroplastia em Manga por Videolaparoscopia.
Quais as complicações do bypass?
- Possíveis complicações. É comum que a pessoa que faz um bypass sinta náuseas, vômitos, azia ou diarreia durante o primeiro mês após a cirurgia. Porém, as complicações mais graves desta cirurgia incluem: Fístula das cicatrizes do estômago ou intestino, que pode aumentar as chances de infeções, como peritonite ou sépsis, por exemplo;
Por que o bypass e o Sleeve são diferentes?
- É importante notar que, apesar de compartilharem os mesmos objetivos (redução de peso e efeitos metabólicos), o Bypass Gástrico e o Sleeve são técnicas diferentes. Ambas as técnicas possuem resultados muito semelhantes em termos de perda de peso e controle da maioria dos problemas.
Como fazer o bypass gástrico pelo SUS?
- Bypass gástrico pelo SUS Pessoas que receberam o diagnóstico de obesidade mórbida por um médico tem direito de realizar uma cirurgia bariátrica de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).