Quais as principais funções de um aterramento elétrico?
Índice
- Quais as principais funções de um aterramento elétrico?
- Como funciona o sistema de aterramento elétrico?
- Como colocar uma haste de aterramento?
- O que é um aterramento elétrico funcional?
- Quais os objetivos do aterramento do sistema?
- Qual deve ser a principal característica do solo onde será feito o aterramento?
- Qual o funcionamento do aterramento?
- Como pode ser o aterramento?
- Quantos metros tem que ter uma haste de aterramento?
- Qual a profundidade da haste de aterramento?
- Como fazer um aterramento elétrico eficiente?
- Qual a função do aterramento elétrico?
- Como é obrigatório o aterramento na eletricidade?
- Quando o aterramento elétrico é projetado?

Quais as principais funções de um aterramento elétrico?
O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.
Como funciona o sistema de aterramento elétrico?
Como o nome já dá a entender, a prática do aterramento consiste em enviar a eletricidade para a terra de maneira artificial, a fim de que a mesma se dissipe em segurança. Para isso, é preciso que um dos fios do cabo de ligação do sistema esteja conectado à terra – este fio é o famoso fio terra.
Como colocar uma haste de aterramento?
Como cravar a haste: Coloque uma mangueira, sem esguicho, saindo água na entrada desse buraco iniciado e deixe por alguns minutos. Estando umedecida, a terra deverá ficar mais branda e será mais fácil enterrar a haste de cobre. Retire a mangueira e comece a enterrar a haste com as mãos.
O que é um aterramento elétrico funcional?
O aterramento funcional, que é a ligação à terra de um dos condutores vivos do sistema (em geral, o neutro), tem por objetivo definir e estabilizar a tensão da instalação em relação à terra durante o funcionamento; limitar as sobretensões devidas a manobras, descargas atmosféricas e contatos acidentais com linhas de ...
Quais os objetivos do aterramento do sistema?
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
Qual deve ser a principal característica do solo onde será feito o aterramento?
Para fornecer a maior segurança o aterramento deve ter a melhor qualidade possível, para tanto devemos observar a resistividade do solo, uma vez que é por onde a corrente elétrica será escoada através do fio terra.
Qual o funcionamento do aterramento?
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
Como pode ser o aterramento?
O aterramento pode ser: Funcional: ligação através de um dos condutores do sistema neutro. Proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.
Quantos metros tem que ter uma haste de aterramento?
1ª dica. Na hora de escolher hastes de aterramento, procure optar por hastes de 2,5m, pois estas conseguem diminuir o risco de atingir dutos subterrâneos na hora de sua instalação. As hastes são feitas de aço e revestida de cobre com comprimentos de 1,5 a 4,0m.
Qual a profundidade da haste de aterramento?
Instalação dos eletrodos de aterramento O eletrodo de aterramento em anel deve ser enterrado na profundidade de no mínimo (05,m) e ficar posicionado à distância preferencialmente de 1m afastada das paredes externas da estrutura de maneira a permitir sua inspeção durante a construção.
Como fazer um aterramento elétrico eficiente?
- Então, para se ter um sistema de aterramento elétrico eficiente e seguro se faz necessário a instalação de um Dispositivo Diferencial Residual (DR). Seguindo essas dicas de como fazer aterramento de acordo com a norma NBR 5410 e fazendo uso adequado dos disjuntores trará mais segurança pra sua instalação.
Qual a função do aterramento elétrico?
- Assim, o aterramento elétrico tem algumas funções bem importantes: Proteger as pessoas contra os choques, uma vez que ele absorve a corrente elétrica acumulada dos aparelhos e direciona para a terra; Proteger os equipamentos contra possíveis picos de energia e sobrecargas;
Como é obrigatório o aterramento na eletricidade?
- Como é o jeito mais seguro de interferirmos na eletricidade, o aterramento é obrigatório de acordo com a norma NBR 5410, que diz que toda edificação deve dispor de uma infra-estrutura de aterramento, mas infelizmente a maioria das edificações não possuem aterramento.
Quando o aterramento elétrico é projetado?
- Bom, e em que momento o aterramento elétrico é projetado? O mais provável e indicado é que isso aconteça durante o projeto e a construção. É um assunto que exige planejamento e técnica, então é melhor ser projetado quando a instalação elétrica estiver sendo feita também.