Como é feito o balanceamento das rodas?
Índice
- Como é feito o balanceamento das rodas?
- O que é o balanceamento de rodas?
- Quais os tipos de balanceamento de rodas?
- Quanto custa o balanceamento de rodas?
- Quando é preciso fazer o balanceamento?
- Como funciona o balanceamento da roda?
- Quando precisa fazer balanceamento?
- Quais os tipos de balanceamento?
- Quanto tempo demora para fazer balanceamento?

Como é feito o balanceamento das rodas?
Existem duas maneiras de fazer o balanceamento. O modelo estático é feito com pneu e roda imóveis. O dinâmico, por sua vez, exige que o conjunto esteja em rotação para corrigir outros problemas.
O que é o balanceamento de rodas?
O balanceamento dos pneus compensa as diferenças de peso para assegurar que o peso do pneu fique balanceado. Os profissionais de pneus adicionam pesos onde necessário para contrabalançar as diferenças encontradas.
Quais os tipos de balanceamento de rodas?
Balanceamento de rodas
- Balanceamento estático: é quando o balanceamento é realizado com pneus e rodas imóveis;
- Balanceamento dinâmico: nesse é necessário que os pneus e rodas estejam em rotação durante o procedimento, para corrigir problemas que no estático não é possível.
Quanto custa o balanceamento de rodas?
O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
Quando é preciso fazer o balanceamento?
A grande maioria dos fabricantes de automóveis recomenda a verificação do balanceamento e do alinhamento a cada revisão de 10.000 km.
Como funciona o balanceamento da roda?
O Balanceamento de rodas consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e roda. O contra peso (chumbo) é utilizado para compensar a área da roda que apresenta desigualdade de peso favorecendo o equilíbrio no conjunto.
Quando precisa fazer balanceamento?
A grande maioria dos fabricantes de automóveis recomenda a verificação do balanceamento e do alinhamento a cada revisão de 10.000 km.
Quais os tipos de balanceamento?
Os principais métodos são: tentativas, oxirredução e algébrico. Esse recurso de ajuste tem como base a Lei da conservação das massas, também chamada de Lei de Lavoisier, que afirma: “Em uma reação química feita em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.”
Quanto tempo demora para fazer balanceamento?
O procedimento de alinhamento de cada eixo demora cerca de 30 minutos para ser executado. Já o balanceamento leva cerca de 15 minutos para ser feito em cada roda.