Quais são os medicamentos genéricos?

Quais são os medicamentos genéricos?
O que são? São medicamentos que têm as mesmas características e produzem no organismo os mesmos efeitos que um medicamento de marca, mas não têm nome comercial e são vendidos pelo princípio ativo (substância que produz os efeitos terapêuticos).
Quais são os principais princípios ativos para uso medicinal?
- Dentre os princípios ativos encontrados, os mais importantes para uso medicinal são: Alcaloides: presentes no café, guaraná e jaborandi, com propriedades calmante, sedativa e analgésica. Antraquinonas: encontradas na babosa ( aloe vera ), conhecidas por sua propriedade purgante, digestiva, colerética e colagoga.
Qual o ingrediente principal de um medicamento?
- Os medicamentos são geralmente compostos por vários ingredientes, mas o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) é o principal deles. Outros ingredientes são comumente conhecidos como "excipientes", substâncias que obrigatoriamente devem ser biologicamente seguras e que compõem frações variáveis em cada medicamento.
Qual a finalidade do medicamento?
- Segundo a lei 5991, de 17 de dezembro de 1973, medicamento é produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico (BRASIL, 1973). Assim é possível dizer que medicamento é o fármaco beneficiado, de maneira industrial ou em manufatura, em dose ou concentração terapêutica.
Qual o princípio ativo dos fármacos específicos?
- Dos fármacos inespecíficos. O princípio ativo dos fármacos específicos corresponde à maioria dos mais de sete mil fármacos constantes no arsenal terapêutico. É em número bastante reduzido o princípio ativo dos fármacos inespecíficos. Não atuam seletivamente sobre determinados receptores.