adplus-dvertising

O que é pretérito imperfeito do subjuntivo exemplos?

Índice

O que é pretérito imperfeito do subjuntivo exemplos?

O que é pretérito imperfeito do subjuntivo exemplos?

O pretérito imperfeito do subjuntivo se refere a um fato que pode ter ocorrido ou não e é expresso pelas desinências –sse, -sses, -ssemos, -sseis, -ssem. ... Vejamos alguns exemplos de empregos do pretérito imperfeito do subjuntivo: Dona Maria esperava que o neto chegasse em casa com segurança.

Qual é o pretérito perfeito do subjuntivo?

O pretérito perfeito do subjuntivo indica fatos supostamente concluídos ou um fato futuro concluído com relação a outro fato futuro. Apresenta apenas a forma composta (verbo auxiliar ter + particípio do verbo principal).

Como fica a frase quando ele voltar sairemos no pretérito imperfeito do subjuntivo?

Exemplo: "Se ele voltasse (pretérito imperfeito do subjuntivo do verbo voltar) sairíamos (futuro do pretérito do indicativo do verbo sair)".

Como aprender sobre a conjugação de verbos no pretérito imperfeito?

  • Quiz para você aprender um pouco mais sobre a conjugação de verbos no pretérito imperfeito do subjuntivo. Passando a frase "Se Luíza via alguém, por que ela não disse nada?"

Qual o pretérito do subjuntivo?

  • O pretérito imperfeito do subjuntivo se refere a um fato que pode ter ocorrido ou não e é expresso pelas desinências – sse, - sses, - ssemos, - sseis, - ssem. Frequentemente, ele remete aos desejos, vontades, imaginação ou sentimentos do falante.

Qual o pretérito perfeito?

  • Por sua vez, o pretérito perfeito indica ações acabadas que ocorreram em determinado tempo passado. Já o pretérito mais-que-perfeito é um tempo verbal pouco utilizado na linguagem coloquial e que indica uma ação que ocorreu antes de outra ação no passado.

Quais são os exemplos de empregos do pretérito perfeito?

  • Vejamos alguns exemplos de empregos do pretérito perfeito do subjuntivo: 1) Em referência a um fato passado supostamente concluído: Espero que tu não tenhas perdido a vaga no curso. Espero que não a tenha ofendido. (Maria Judite de Carvalho, AV, 109)

Postagens relacionadas: