adplus-dvertising

Qual o significado é efeito prático do princípio da correlação entre a peça inicial acusatória E a sentença?

Índice

Qual o significado é efeito prático do princípio da correlação entre a peça inicial acusatória E a sentença?

Qual o significado é efeito prático do princípio da correlação entre a peça inicial acusatória E a sentença?

O princípio da correlação entre acusação e sentença, também chamado de princípio da congruência, representa uma das mais relevantes garantias do direito de defesa, visto que assegura a não condenação do acusado por fatos não descritos na peça acusatória.

Pode o juiz dar ao fato definição jurídica diferente da que constar da denúncia mesmo que tenha de aplicar pena mais grave desnecessidade de vista a defesa para Manifestar-se de acordo com a regra do art 383 do CPP?

A previsão normativa da emendatio vem no artigo 383, Código de Processo Penal ao dizer: “O juiz poderá dar ao fato definição jurídica diversa da que constar da queixa ou da denúncia, ainda que, em conseqüência, tenha de aplicar pena mais grave”.

São exceções ao princípio da correlação entre o pedido E a sentença?

No direito processual civil, são reconhecidas algumas exceções ao princípio da congruência entre a sentença e o pedido, como os arts. 461 do CPC e 84 do Código de Defesa do Consumidor (MARINONI e ARENHART, 2004:458), o art. ... Isto ocorre, porque nessas situações a sentença se dita conforme a verdade.

Pode o juiz dar nova definição jurídica ao fato denunciado?

Pode o juiz dar nova definição jurídica ao fato denunciado, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar ao réu pena mais severa.

É possível que o tribunal ao descobrir fato novo não apurado em 1ª instância faça uso em grau recursal da mutatio libelli?

453 do STF, demonstram a impossibilidade da mutatio libelli ser aplicada pelos Tribunais no exercício da sua competência recursal, já que o reconhecimento de fato novo (não contido na acusação), diretamente no julgamento de recurso, implicaria na supressão de instância, o que é vedado pelo ordenamento jurídico vigente.

Qual o princípio da correlação entre ação penal e decisão judicial?

  • O princípio da correlação entre o objeto da ação penal e a decisão judicial, é de fundamental importância para que se manifeste no término do procedimento, a verdade real dos fatos e possibilitando o juiz fazer uma apreciação justa da imputação condenando ou inocentando.

Qual a violação ao princípio da correlação?

  • A defesa cogitava de suposta violação ao princípio da correlação, já que o juiz sentenciante aplicou causa de aumento de pena prevista no artigo 183, da Lei 9472 /97, sem que a majorante tivesse sido narrada na denúncia. O texto normativo prevê: Art. 183. Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação:

Qual o princípio da correlação?

  • 6.03) PRINCÍPIO DA CORRELAÇÃO. O Princípio da Correlação estabelece que deve haver adequação entre o fato narrado na denúncia e aquele pelo qual o réu é condenado; é um princípio garantidor do direito de defesa do acusado. Para que exista a devida correlação, ...

Qual o princípio da correlação entre acusação e sentença?

  • Consectários ou intrinsecamente atrelados ao princípio da correlação entre a acusação e a sentença são (a) o princípio da adstrição do juiz ao pedido da parte e (b) o princípio da iura novit curia.

Postagens relacionadas: