adplus-dvertising

Como fazer acesso Intraosseo?

Índice

Como fazer acesso Intraosseo?

Como fazer acesso Intraosseo?

Para obter o acesso, há duas alternativas: utilizar dispositivos automáticos ou manuais. Como dispositivos manuais podemos citar a agulha de Cook e a agulha de Jamshidi. Os dispositivos de inserção automática são o perfurador elétrico e o Bone Injection Gun (BIG).

Quais as indicações de punção Intraósseo?

O acesso intra-ósseo para administração de drogas e fluidos diante de situações onde exista dificuldade, perspectiva de longo período perdido ou impossibilidade de acessar uma via para infusão, continua sendo considerado de importância vital em Pediatria.

O que é a via Intraossea?

[ Anatomia ] Que ocorre, se localiza ou se aplica no interior do osso. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: intraósseo.

Quanto tempo pode ficar o acesso Intraosseo?

O acesso intra-ósseo obtido em situações de emergência por ser mantido, em geral, até 24 horas do início de sua inserção, havendo necessidade de substituí-lo após este período, não apenas pela progressiva perda de sua eficiência como também por riscos adicionais de osteomielite e embolia gordurosa22,24.

Quem pode fazer punção intra óssea?

Com a realização de cursos e treinamentos sobre o tema, “o enfermeiro é capaz de realizar a punção intraóssea, desde que se sinta preparado”, é o que esclarece o Parecer Técnico 03/2017.

Como retirar acesso Intraosseo?

Para remover o dispositivo; retirar todos os tubos de infusão, fixar uma seringa luer-‐lock de 5 ou 10 ml à agulha e, então, puxar e girar em bloco, no sentido horário, sob tração firme. Evitar curvar a agulha na remoção.

São complicações da punção Intraóssea?

A complicação mais comum é o extravasamento por infusão de fluidos no subcutâneo ou, mais raramente, na região subperiostal. A síndrome compartimental, embolia gasosa ou gordurosa, crescimento ósseo anormal, reações cutâneas locais, formação de abscessos e fratura óssea também são complicações descritas na literatura.

Quais as vias de acessos mais indicadas em caso de urgência?

O acesso venoso periférico constitui-se em uma alternativa rápida e segura, indispensável nas situações de urgências.

Quem pode realizar punção?

A decisão é baseada na Lei 7.498/1986, que regula o exercício profissional da enfermagem, e no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 311/2007). ...

O que é punção óssea?

A punção intra-óssea (IO) consiste na introdução de uma agulha na cavidade da medula óssea, possibilitando acesso à circulação sistêmica venosa por meio da infusão de fluidos na cavidade medular, fornecendo uma via rígida, não colapsável, para infusão de medicamentos e soluções em situações de emergência.

Quais são as complicações do acesso intraósseo?

  • As complicações não excedem 1% das punções, mas as principais complicações são extravasamento, osteomielite, síndrome compartimental e embolia gordurosa. Quem pode realizar o acesso intraósseo? Podem realizar o procedimento o (a) médico (a) ou enfermeiro (a) devidamente habilitado (a).

Quando deve ser retirada a agulha intraóssea?

  • A agulha intraóssea deve ser retirada logo que o acesso venoso convencional for estabelecido; varia segundo a idade e o tamanho do paciente. Existem agulhas descartáveis desenhadas especialmente para infusão intraóssea.

Como é utilizado o sítio de inserção?

  • O sítio de inserção é em um ponto superior ao maléolo medial, em região posterior a veia safena. Tem sido utilizado com sucesso em crianças maiores e em adultos. O fêmur (extremidade distal) também é citado como local próprio de punção, porém em situações que impossibilitem o uso dos sítios acima.

Postagens relacionadas: