Quando é feita a poda de formação?

Quando é feita a poda de formação?
Quando fazer a poda de formação? É realizada nos primeiros anos da muda, em viveiros de produção e também após o plantio (de três a quatro anos, dependendo da espécie) e neste período deve-se priorizar o desenvolvimento vegetativo, evitando que a planta entre em produção.
Qual o objetivo da poda de frutificação?
A poda de formação adequada proporciona maior facilidade para a realização da poda de frutificação. Poda de frutificação: A poda de frutificação, também chamada de poda de produção, tem por objetivo preparar a videira para a produção da próxima safra.
Quais são os tipos de podas?
Tipos de Poda
- Poda de limpeza ou Manutenção. Este tipo de poda é utilizado para remoção de partes indesejadas da planta como: ...
- Poda de Formação. ...
- Poda de Condução. ...
- Desbrota. ...
- Podas de Raízes.
Quais são os objetivos da poda?
A poda é a arte e a técnica de orientar e educar as plantas, de modo compatível com o fim que se tem em vista (Simão, 1998). Embora seja praticada para dirigir a árvore segundo o capricho do homem, a utilização da poda, em fruticultura, tem por objetivo regularizar a produção e melhorar a qualidade dos frutos.
Quais os objetivos das podas?
Um dos objetivos da poda é alterar a arquitetura da planta a fim de torná-la de menor porte, com mais arejamento no interior da copa. O cultivo de plantas de menor porte, além de facilitar os tratos culturais, permite aumentar a densidade de plantio e, consequentemente, obter maior produtividade.
Como deve ser a poda?
Os materiais utilizados para podar devem estar sempre bem afiados para não machucarem o tronco ou protelarem o tempo de recuperação das árvores. Os ramos menores podem ser retirados com a tesoura de poda, já os galhos mais grossos necessitam de uma tesoura de poda de força ou uma serra.
Quais os tipos de podas podem ser praticadas em fruticultura?
Com relação à intensidade, a poda pode ser curta, média ou longa. A poda curta ou drástica consiste na quase total supressão do ramo. Pode-se praticar ainda a poda ultracurta, a qual deixa sobre o ramo de uma a duas gemas. A longa, também chamada leve, deixa o ramo com o máximo de comprimento (0,40 a 0,60 m).