Como escrever uma frase no pretérito perfeito?
Índice
- Como escrever uma frase no pretérito perfeito?
- Qual a diferença do pretérito perfeito para o Pretérito-mais-que-perfeito?
- Qual a conjugação do pretérito perfeito com o imperfeito?
- Como é feita a formação do pretérito perfeito?
- Qual o pretérito perfeito para a ação?
- Qual a conjugação do verbo mais-que-perfeito?

Como escrever uma frase no pretérito perfeito?
Frases com verbos no pretérito perfeito do indicativo
- Na terça-feira eu visitei meus avós paternos.
- Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada.
- O primeiro dentinho da minha filha nasceu ontem.
Qual a diferença do pretérito perfeito para o Pretérito-mais-que-perfeito?
Pretérito Perfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito-Mais-Que-Perfeito - Expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado.
Qual a conjugação do pretérito perfeito com o imperfeito?
- No entanto, na forma simples, ambos possuem somente conjugações no modo indicativo, enquanto o pretérito imperfeito, também é conjugado no modo subjuntivo. Exemplos: Pretérito Perfeito: caminhou. Pretérito Imperfeito: caminhava. Pretérito Mais-que perfeito: caminhara.
Como é feita a formação do pretérito perfeito?
- A formação do pretérito perfeito composto do subjuntivo é feita pelo verbo auxiliar “ter” conjugado no presente do subjuntivo mais o particípio (-ado, -edo, -ido) do verbo principal. Exemplo: Espero que ele tenha conseguido o emprego. Obs: É comum o uso do verbo haver como auxiliar, no entanto, o ter é mais usual.
Qual o pretérito perfeito para a ação?
- Assim, o pretérito imperfeito indica uma continuidade da ação. Já o pretérito mais-que-perfeito é empregado para uma ação que ocorreu no passado antes de outra ação. Tanto o pretérito perfeito quando o mais-que-perfeito apresentam formas compostas no modo indicativo e subjuntivo.
Qual a conjugação do verbo mais-que-perfeito?
- O pretérito mais-que-perfeito é construído a partir da 3° pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo. Devemos tirar a terminação "-m" do verbo e colocar as desinências de pessoa para que se tenha o pretérito mais-que-perfeito. Veja a conjugação do verbo cantar nesse tempo: