Qual é a origem do agogô?

Qual é a origem do agogô?
Agogô s.m. Um termo usado pelos povos Yoruba-, Igala- e Edo da Nigéria para um sino golpeado sem badalo. ... O agogô foi levado pelos escravos africanos para as Américas (onde também é conhecido como agogó, agogoró, ou gongné). Instrumentos latino-americanos semelhantes incluem o gan, adjá e cencerro.
O que significa agogô na Capoeira?
O agogô é um instrumento musical de metal usado no candomblé, na capoeira e no samba. ... É o próprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, sem a necessidade de nenhuma tensão.
Como se toca o Reco-reco na Capoeira?
O reco-reco é tocado com uma vareta , essa vareta faz como se fosse uma raspagem assim produzindo som. O reco-reco e bem utilizado em rodas de samba e as vezes na capoeira. Pode-se dizer que o reco-reco de madeira e mais difícil de se fazer mas tem um melhor som por causa de seu interior oco.
Qual é a origem do Reco-reco?
O Reco-reco é um instrumento originado na África , é construído quase sempre de madeira. O reco-reco é tocado com uma vareta , essa vareta faz como se fosse uma raspagem assim produzindo som. O reco-reco e bem utilizado em rodas de samba e as vezes na capoeira.
Quem inventou o agogô?
Edgard Telles Filho RIO — Edgard Telles Filho tinha 16 ou 17 anos quando criou o instrumento que marcou sua vida. Mas ele conta essa história de uma maneira muito mais humilde do que poderia.
Para que serve o Reco-reco na Capoeira?
É um instrumento de origem africana. Tem a função de ser um contraponto rítmico aos berimbaus e ao atabaque. Instrumentos de percussão fina enriquecem um conjunto com detalhes e variedade sonora. Na Capoeira Angola, o reco-reco acrescenta esta variedade às vibrações únicas do agogô.