adplus-dvertising

Qual o poema de cordel?

Índice

Qual o poema de cordel?

Qual o poema de cordel?

O cordel nordestino é uma expressão popular que se caracteriza pela declamação de poemas. Esses textos rimados são impressos em folhetos e pendurados em cordas - os cordéis! - e vendidos em feiras livres. Esse tipo de arte costuma trazer temas regionais, personagens locais, lendas folclóricas, além de questões sociais.

Como se chama quem escreve poemas de cordel?

Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

Como fazer um poema de cordel?

Passo a passo:

  1. Primeiro, recorte as bordas da bandeja de isopor e deixe-a com as bordas arredondadas.
  2. Segundo, com o lápis faça o desenho que melhor retrata o tema do seu cordel e afunde bem no isopor para que fique os sulcos bem definidos.
  3. Terceiro, aplique a tinta no isopor com o auxílio do rolo de tinta.

Qual o cordel mais famoso?

7 cordéis famosos que você precisa conhecer

  • #1. A Discussão do Carioca com o Pau-de-Arara, Apolônio Alves dos Santos.
  • #2. Cordel, de Patativa do Assaré
  • #3. Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, Firmino Teixeira do Amaral.
  • #4. Cordéis que educam e transformam, de Costa Senna.
  • #5. ...
  • #6. ...
  • #7.

Qual a origem da literatura de cordel?

  • Sua estrutura remete a um gênero literário de extrema força no Nordeste brasileiro: a Literatura de Cordel. A literatura de cordel ganhou força a partir do século XIX e, entre os anos trinta e sessenta, influenciaram grandes escritores brasileiros, como Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna.

Quais são as peculiaridades do cordel?

  • O conteúdo do cordel, também, tem suas próprias peculiaridades as quais podemos destacar: linguagem coloquial. presença de métricas, rimas e oralidade. utilização do humor, sarcasmo e ironia. inserção de temas culturais brasileiros diversos, como religião, folclore, política, realidade social, entre outros.

Qual a forma de apresentação da literatura de cordel?

  • Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome. A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.

Qual a origem do termo cordel?

  • O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil em fins do século XVIII. Na Europa, ela começou a aparecer no século XII em outros países (França, Espanha e Itália) e se popularizando no período do Renascimento.

Postagens relacionadas: