adplus-dvertising

O que significa pluralismo familiar?

Índice

O que significa pluralismo familiar?

O que significa pluralismo familiar?

A Constituição Federal de 1988 adotou a possibilidade do pluralismo familiar, ou seja, o reconhecimento de diversas entidades familiares, modificando o entendimento anterior, no qual família era apenas aquela constituída através do matrimônio.

Qual é o conceito de família hoje?

A família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e baseados no afeto. Segundo a Constituição brasileira, o conceito de família abrange diversas formas de organização fundamentadas na relação afetiva entre seus membros.

Quais são as constituições das famílias atualmente?

26), esta diz que apesar de a CF/88 estabelecer como entidade familiar, o casamento, a união estável e a família monoparental, vale mencionar a possibilidade de entidades familiares também serem formadas por pessoas do mesmo sexo, sendo assim possível por meio do afeto.

O que é o princípio da pluralidade?

A Constituição Federal de 1988, aplicou o princípio da pluralidade familiar nas formas de família, ao dispor que a família advinda da união estável e a família monoparental são entidades familiares, assim como também aquelas que tem sua origem advinda no casamento (FRISON, 2012, p. 32).

Qual é o conceito de família?

  • A família também é compreendida como a primeira instituição responsável pela socialização dos indivíduos. O conceito de família assume sua complexidade por relacionar a natureza, a partir do nascimento de novos indivíduos da espécie humana, com a cultura e a organização de grupos sociais (familiares).

Quais são as formas de constituição familiar?

  • A partir da noção de que a família tem como base o afeto, confiança, segurança, conforto e bem-estar necessários ao desenvolvimento da pessoa, novas formas de constituição familiar foram sendo reconhecidas pela legislação pátria.

Como se tratam as famílias paralelas?

  • Sem dúvida, ao tratar das famílias paralelas, importante se faz questionar a ausência ou não de impedimentos para o reconhecimento desse arranjo familiar como entidade familiar merecedora da proteção especial do Estado. Por derradeiro, o texto faz uma sucinta diferenciação entre as famílias paralelas, uniões estáveis e concubinato.

Quais são as famílias que não possuem a figura do pais?

  • São as família que não possuem a figura do pais, onde os irmão tornam-se responsáveis uns pelos outros. A lei vigente abrange também a formação de um agregado a partir de laços afetivos, como no caso de amigos, onde não há uma relação de parentalidade.

Postagens relacionadas: