adplus-dvertising

Quais são as consequências do poder disciplinar?

Índice

Quais são as consequências do poder disciplinar?

Quais são as consequências do poder disciplinar?

O poder disciplinar atinge seu objetivo por meio de simples instrumentos: o olhar hierárquico (vigilância hierárquica), a sanção normalizadora (regras e normas) e o exame.

Qual a essência do poder disciplinar?

O poder disciplinar destina-se a responsabilizar aqueles que cometem faltas em detrimento do interesse público, visando, dessa forma, à proteção da efetiva realização do interesse público. ... O poder disciplinar é discricionário. Porém, tal discricionariedade deve ser entendida em seus devidos termos.

Quais as práticas disciplinares de Foucault?

  • Para Foucault, as práticas disciplinares permitiriam o controle dos corpos e a sujeição de forças, impondo-lhes docilidade, utilidade e produtividade - ressalta, ainda, que houve descoberta do corpo como objeto e alvo de poder, de submissão e utilização e/ou de funcionamento e de explicação.

Como funciona o poder disciplinar?

  • O poder disciplinar cria um espaço analítico para “vigiar o comportamento de cada um, apreciá-lo, sancioná-lo, medir as qualidades ou os méritos” (Ibid, p. 131).

Qual seria a relação entre poder e disciplina?

  • Dessa forma, poder e disciplina fariam parte de uma rede, onde a segunda seria responsável pelo fortalecimento da primeira - nesse entendimento, os saberes seriam dispositivos de poder, ou, segundo Foucault, “o poder-saber seus processos e as lutas que o constituem, que determinam as formas e os campos possíveis do conhecimento”.

Quais são os métodos de Foucault para a modelagem de condutas?

  • Seriam, portanto, para Foucault, “métodos que permitem o controle minucioso das operações do corpo, que realizam a sujeição constante de suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade-utilidade” (Ibid, p. 126). A disciplina aflora nesta modelagem de condutas revelando-se de diversas formas: 1.

Postagens relacionadas: