Qual é o objetivo da Constituição da República Federativa do Brasil?
Índice

Qual é o objetivo da Constituição da República Federativa do Brasil?
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Como acontece o conceito de tolerância?
Tolerância é um termo que vem do latim tolerare que significa "suportar" ou "aceitar". A tolerância é o ato de agir com condescendência e aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir. A tolerância é uma atitude fundamental para quem vive em sociedade.
Como o pluralismo deve definir-se?
- Descodificando: o pluralismo deve definir-se com base em que critérios de aferição? E insisto que é de pluralismo que falo, não de contraditório, um valor relativamente obscuro em sede de opinião.
Qual a ideia de um governo pluralista?
- A heterogeneidade social, cultural, ideológica, religiosa e étnica é protegida pelo pluralismo. Um governo pluralista, neste sentido, não exerce a representação monopólica de um só setor social, pois constrói antes o seu poderem torno do diálogo e do debate. A ideia consiste portanto em ampliar a base do poder.
Qual a resposta adequada para o pluralismo?
- Ponderada a questão, defendo que a única resposta adequada situa a pluralidade no universo balizado pelas áreas fundamentais de pensamento ou de sensibilidade política. Ilustrando o conceito, um operador com um comentador da esquerda, um do centro e outro da direita (em programas diferentes, não sendo necessário juntá-los) respeita o pluralismo.
Como é encontrado o pluralismo político na Constituição Federal de 1988?
- O pluralismo político é encontrado no título I da Constituição Federal de 1988, ao tratar-se dos princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, vejamos: Constituição Federal