adplus-dvertising

Qual o conceito de platonismo?

Índice

Qual o conceito de platonismo?

Qual o conceito de platonismo?

Platonismo é a corrente filosófica criada por Platão, pensador influenciado por Sócrates e considerado um dos mais importantes da Grécia Antiga (4 a.C). Com uma teoria idealista, o filósofo acreditava que quanto mais pensada uma ideia, mais chances teria para concretizá-la.

Qual é a diferença do neoplatonismo e platonismo?

São várias diferenças, mas a principal é que no platonismo há o chamado dualismo, enquanto que no neoplatonismo tudo é uno.

O que quer dizer a expressão amor platônico?

Ou seja, amor platônico é aquele que nos impulsiona a ir além do sensível, a elevar a alma em busca da verdade – por isso que, para Platão, o filósofo é um ser apaixonado.

Qual a principal característica do platonismo?

  • Uma das principais características do platonismo é a Teoria das Ideias. Segundo Platão, podemos dividir o mundo entre sensível (material) e inteligível (ideias). Entre estes dois campos, Platão clama a valorização do mundo inteligível.

Por que o neoplatonismo é uma corrente filosófica?

  • Filósofos neoplatonistas propuseram interpretações de ideias muito caras ao cristianismo, como a existência e a unidade de Deus, mas com aspectos bem distintos. Por outro lado, podemos considerar o neoplatonismo uma corrente de pensamento filosófico pela centralidade na busca de referencial teórico na filosofia do pensador grego antigo Platão.

Quais são os elementos centrais do pensamento platônico?

  • De uma maneira geral, os elementos centrais do pensamento platônico são: 1 A doutrina das ideias, onde os objetos do conhecimento se distinguem das coisas naturais; 2 A superioridade da sabedoria sobre o saber, uma espécie de objetivo político para a filosofia; 3 A Dialética, enquanto procedimento científico. More ...

Qual é a filosofia de Platão?

  • O Platonismo nada mais é que uma corrente filosófica voltada as ideias de Platão (428 a.C.-347 a.C.), a filosofia de Platão foi e continua sendo um grande marco na história da filosofia, o mesmo ficou conhecido como um dos principais discípulos de Sócrates (470 a.C-399 a.C), a qual concebeu quase toda sua filosofia pela sua influência.

Postagens relacionadas: