Quais são as características da dialética platônica quais os resultados de sua aplicação?

Quais são as características da dialética platônica quais os resultados de sua aplicação?
Platão define a dialética como a arte de pensar, questionar e hierarquizar ideias. ... O trabalho de Platão envolve a função pedagógica e política quando o assunto é o conhecimento, considerado a materialização do real. A materialização da pedagogia ocorre pelo método usado para superar o senso comum.
Qual o significado do dialético?
- Dialético é uma palavra grega que significa “arte do diálogo, de convencer, de persuadir ou raciocinar”. Em suma, é um debate de ideias diferentes, chegando a uma conclusão a partir desses pensamentos diversos que tornam-se um novo conceito que pode ser contrariado novamente.
Quando começou a dialética?
- Com o Renascimento, uma nova leitura do mundo que negava modelo anterior fez com que a dialética voltasse a ser um método respeitável para o conhecimento. O ser humano passou a ser compreendido como um ser histórico, dotado de complexidade e passível de transformação.
Qual a contradição da dialética?
- A partir do pensamento kantiano, o filósofo alemão Hegel () afirmou que a contradição (a dialética) não se encontra apenas no ser do conhecimento, mas constitui a própria realidade objetiva.
Quem criou o sistema dialética?
- Hegel criou um sistema chamado dialética, que é um processo espiral sobre o conhecimento, partindo da uma ideia base que é chamada de tese, contrariada por outra ideia, chamada de antítese e chegando a uma conclusão chamada de síntese, que passa a ser uma nova tese, por isso, espiral, algo que não tem fim, mas uma evolução de ideia.